Profª Aline Fernanda Lima
1. Conceitos:
1.1. Pesquisa em Comunicação: é a coleta de dados
sistemática que utiliza métodos científicos tendo resultados que podem ser
generalizados em função de toda uma realidade; Compreende o estudo científico
dos elementos que integram o processo comunicativo (comunicador, mensagem,
canal, receptor, fontes e efeitos), a análise de todos os fenômenos
relacionados ou gerados pela transmissão de informação, sejam dirigidos a uma
única pessoa, a um grupo ou a um grande público.
1.2.
Pesquisa Mercadológica: é a coleta, registro e análise de todos
os fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de
mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. São classificadas de acordo
com os problemas (de Produto, de Consumo, de Propaganda, de Anúncios, de
Imagem)
1.3. Pesquisa de Opinião: é a coleta de dados que objetiva
medir atitudes e captar a opinião das pessoas sobre temas políticos e sociais
diversos. Quando a contextualização é política, ela se denomina Pesquisa
política ou eleitoral.
1.4.
Histórico no Brasil: Na década de 30 se inicia uma tentativa
embrionária de pesquisa em propaganda no Brasil. Existe registro de algumas
tentativas de implantar a pesquisa de mercado, mas com técnicas pouco
eficientes. Exemplo: em 1940, foi realizada a primeira pesquisa de opinião no
Brasil, com o objetivo de estabelecer o perfil dos ouvintes de rádio de ondas
curtas e longas e também detectar qual seria a posição do Brasil diante do
conflito da Segunda Guerra Mundial que se iniciara em 1939. O estudo visava
descobrir qual seria a atitude do Brasil caso os Estados Unidos e o Japão
participassem da guerra, ou seja, para que lado os brasileiros se inclinariam.
Com uma técnica não muito criteriosa para a época, mas com muita competência, o
projeto foi realizado e os resultados foram satisfatórios. Hoje existem
diversas técnicas de abordagem utilizadas nos estudos de pesquisa de mercado,
bem como metodologias diversificadas que se adequam especificamente a cada tipo
de trabalho.
1.5. Opinião Pública
Resultado
da discussão dos públicos a respeito de questões coletivas, com as seguintes
características:
- Não é uma opinião unânime
- Não é, necessariamente a opinião da
maioria.
- É uma opinião composta, formada das
diversas opiniões existentes no público.
- Está em contínuo processo de formação em
direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.
1.6. Agrupamentos Elementares
- Multidão: um
grupo caracterizado por:
- Contigüidade física
- Apaixonada e com interesses em comum,
predomínio da emoção
- Tamanho depende dos estímulos
- Não obedece à regras, sem liderança e
tradição
- Massa: um
grupo caracterizado por:
- Agrupamento espontâneo, anônimo,
fisicamente separado e que age de forma integrada.
- Recebem impressões por meio dos veículos
de comunicação de massa.
- Tem opinião controlada e sem autonomia.
- Público:
pessoas adultas que pensam e refletem sobre as questões, caracterizado por:
- Com ou sem contigüidade espacial
- Abundância de informação
- Oportunidade de discussão e existência
de controvérsia
- Procura de uma atitude comum
1.7. Fatores que interferem na formação
da Opinião Pública
Para
se entender o processo de formação da Opinião Pública, é preciso conhecer a
estrutura social, o sistema educativo, os meios de comunicação de massa e saber
como se produz inter-relações entre os indivíduos.
- Fatores Sociológicos
- Fatores Históricos
- Fatores Psicológicos
2.
Classificação de Dados em Pesquisa de Comunicação
2.1. Dados Primários: Dados
não disponíveis que serão coletados através de pesquisas.
2.2. Dados Secundários: São
aqueles existentes em bancos de dados ou outras fontes. EX: IBGE, Sindicatos e
Associações.
3. Tipo / Método de
Pesquisas
3.1. Pesquisa Qualitativa
Busca
informações mais profundas, mais ricas. Método utilizado quando você deseja
entender detalhadamente porque um indivíduo ou grupo faz ou pensa sobre
determinada coisa. Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual
questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que
importa para o pesquisador e o pesquisado.
Ela
é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e
aperfeiçoamento de novas idéias. Não se deve usar pesquisa qualitativa quando o
que se espera é saber quantas pessoas irão responder de uma determinada forma
ou quantas terão a mesma opinião; ela não é projetada para coletar dados quantificáveis.
Objetivos:
Alcançar
uma compreensão qualitativa das razões e motivações subjacentes. Permite uma
melhor visão do problema.
Características:
-
revela valores, crenças, sensações e atitudes;
-
não utiliza critério de representatividade amostral;
-
trabalha com segmentos homogêneos de públicos
-
busca informações mais profundas e ricas;
-
busca tendências e manifestações consensuais;
- os
dados são analisados e interpretados sem representação numérica ou percentual;
-
amostra com pequeno número de casos e não representativos;
-
seu resultado desenvolve uma compreensão inicial.
Usos:
-
quando se deseja entender o porquê de determinada questão;
-
quando as pessoas não querem responder a certas perguntas ou mesmo sejam
incapazes; devido a questões como privacidade e desconforto sobre o assunto;
-
quando os valores e sensações que se situam no nível subconsciente são
disfarçados do mundo exterior pela racionalização e outros mecanismos
Processo de Coleta de Dados:
- Abordagem Direta: tipo de pesquisa
qualitativa em que os objetivos do projeto ou são revelados ao
respondente, ou são óbvios pela própria natureza da entrevista. Tem como
técnicas de coleta de dados:
- Grupo de Foco ou Grupo de Discussão
- Entrevista em Profundidade
- Auditoria de Opinião (Pesquisa e
Auditoria em Relações Públicas)
- Abordagem Indireta: tipo de pesquisa
qualitativa em que os objetivos do projeto são disfarçados dos
respondentes. Tem como técnicas de coleta de dados:
·
Técnicas de Associação
·
Técnicas de Complemento
·
Técnicas de Construção
·
Técnicas Expressivas
Importante:
- os
resultados da pesquisa qualitativa não devem ser considerados como conclusivos
e utilizados para fazer generalização em relação à população-alvo.
-
senso ético que considere: esclarecimentos do processo de coleta de dados para
o entrevistado, utilização de documentação para a coleta de dados e utilização
das informações e veracidade na interpretação dos resultados.
Grupo
de Foco
Pesquisa
realizada, de maneira não-estruturada e natural, por um moderador treinado,
junto a um pequeno grupo de respondentes.
Valor:
Resultados
inesperados que se obtém de um grupo de discussão livre. Estabelece-se uma
relação com os participantes que permite explorar suas crenças, sensações,
idéias, atitudes e introspecção sobre os tópicos de interesse.
Características:
-
grupo com, geralmente, de 8 a 12 membros;
-
participantes selecionados a partir de suas características demográficas e
sócio-econômicas (grupo homogêneo);
-
seleção dos participantes
-
participantes com certo conhecimento e experiência sobre o objeto de discussão;
-
não participação de respondentes profissionais;
-
tempo previsível: de 1 a 3 horas
-
sala a
-
sala ambientalizada com uma atmosfera informal (espelho espião,
gravadores, filmagem)
-
moderador deve possuir habilidades observacionais, interpessoais e de
comunicação
-
resultados geram importantes hipóteses que servirão de base para uma pesquisa
quantitativa.
Processo para planejar e conduzir Grupos
de Foco
1.
Definir o problema e determinar os objetivos da pesquisa
2.
Especificar os objetivos da pesquisa qualitativa
3.
Definir os objetivos (questões a serem respondidas pelo GF)
4.
Redigir um questionário selecionador
5.
Elaborar o perfil do moderardor
6.
Conduzir as entrevistas do GF
7.
Revisar os tapes e analisar os dados
8.
Produzir o relatório e planejar uma Pesquisa (outra) ou ação
Vantagens
- Sinergismo
- Bola de neve
- Estímulo
- Segurança
- Espontaneidade
- Descobertas felizes e inesperadas
- Velocidade
- Escrutínio cientifico
Desvantagens
- Uso incorreto
- Julgamento incorreto
- Moderação
- Confusão
- Apresentação enganosa
Entrevista
em Profundidade
Entrevista
(estruturada ou não), direta, pessoal, em que um único respondente é testado
por um por um entrevistador altamente treinado, para coletar informações,
atitudes e sensações sobre um tópico. Pode ser:
- Estruturada, Semi-estruturada e
Não-estruturada
Valor:
São
realizadas uma a uma e empregadas em situações particulares, na qual se deseja
obter informação e compreensão detalhada sobre determinado assunto.
Características:
-
realizada uma a uma, com tempo previsível de 30m a mais de 1 hora;
-
utiliza de material como bloco de notas, caneta e gravador;
- o
entrevistador tem papel importante e decisivo, pois deverá ter a sensibilidade
e conhecimentos necessários para abordar bem o assunto.
-
deve buscar respostas profundas e completas sobre o assunto.
Se
estruturada:
-
perguntas completas e bem formuladas
-
ordem de perguntas pré-estabelecida
-
impossibilidades de outros e novos questinamentos
Se
não-estruturada
-
início com pergunta genérica
-
busca detalhamento
-
segue um esboço
- o
rumo da entrevista é determinado pela resposta inicial e pelas sondagens do
entrevistador.
Entrevistador
O
entrevistador tem um papel importante e decisivo na entrevista, pois deverá ter
a sensibilidade e o conhecimento necessário para abordar bem o assunto. Deve:
-
evitar parecer superior
-
ser imparcial e objetivo
-
formular as perguntas de maneira informativa
-
não aceitar repostas lacônicas do tipo Sim ou Não
-
sondar o entrevistado (reações e posturas)
-
ser ético
Vantagens
- Analises pessoais mais profundas
- Respostas atribuídas diretamente ao
entrevistado
- Não há interferência do grupo
Desvantagens
- Entrevistadores habilidosos são raros
- Os resultados sofrem interferência dos
entrevistadores
- Tempo longo de duração da(s)
entrevista(s)
Pesquisa
e Auditoria em Relações Públicas
Capítulo 7 (p.277-312) – KUNSCH, Margarida
Maria K. Planejamento de Relações Públicas
na Comunicação Integrada. 4ª ed., São Paulo: Summus, 2003.
Técnicas
Projetivas (indiretas)
Forma
não-estruturada e indireta de questionário que incentiva os entrevistados a
projetarem suas motivações, crenças, atitudes ou sensações subjacentes sobre os
problemas em estudo. Elas disfarçam a proposta da pesquisa. Para sua aplicação
pede a participação efetiva de psicólogos.
- Técnica de
Associação:
Considerando a lista de palavras que segue,
complete cada item com a primeira palavra que lhe vier a cabeça:
Dia
de
lavar:................................................................................................................................
Limpeza:.....................................................................................................................................
Sujeira:........................................................................................................................................
Família:.......................................................................................................................................
- Técnica de
Completamento:
Complete
a sentença!
Uma
pessoa que compra no Carrefour é
...................................................................................
Quando
penso no mercado de trabalho em comunicação
fico..................................................
....................................................................................................................................................
- Técnica de Construção:
Um homem estava procurando um terno de
executivo na sua loja favorita. Após 45 min experimentando vários trajes, ele
finalmente encontrou um que lhe agradou. Quando se dirigia ao caixa para pagar,
foi abordado por um vendedor que lhe disse: “Senhor, no momento temos trajes de
melhor qualidade em liquidação pelo mesmo preço. Gostaria de vê-los?”
Qual
seria a resposta dada pelo consumidor? Por quê?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
- Técnicas
Expressivas:
Você
é o gerente da loja. Responda à reclamação do cliente!
Cliente: “Sua loja lançou na TV uma
propaganda do liquidificador por um preço. Na realidade, o produto está mais
caro que o divulgado!”
Gerente:..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Os profissionais de relações públicas, que
estão no mercado atualmente, têm consciência da importância da pesquisa na sua
profissão?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.
Planejamento das Etapas de um Projeto de Pesquisa
O
processo de elaboração da Pesquisa deve contemplar etapas como:
1. Reconhecimento do Problema:
momento no qual se verificam as dúvidas e os questionamentos acerca de um
determinado assunto.
2. Planejamento das etapas:
descrição de todas as reflexões feitas divididas em etapas como, tema,
problema, objetivos (geral e específico) e metodologia.
3. Coleta de Dados: momento de ir a campo para
coletar as informações desejadas no planejamento.
4. Análise e Interpretação dos resultados: após
a coleta dos dados, faz-se a tabulação e uma reflexão profunda dos resultados
obtidos, tendo como referência o planejamento da pesquisa.
5. Redação do Relatório de Pesquisa: material
que apresenta todo o processo da pesquisa e que emite pareceres críticos do
pesquisador sobre a pesquisa realizada.
4.1.
TEMA
O Tema na pesquisa é o
momento no qual o pesquisador levanta o assunto que deseja estudar e provar,
considerando sua exeqüibilidade, adequação e disponibilidade.
Para delimitar o tema é
preciso definir : ASSUNTO, POPULAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO.
Deve responder as seguintes
questões:
- O que?
- Quem?
- Onde?
- Quando?
Importante:
- Não deve ser longo e com construções
complexas de texto;
- Não deve iniciar com verbos no
infinitivo (saber, encontrar, investigar, etc)
- Geralmente inicia com um substantivo.
Ex: “Identificação
do grau de envolvimento dos universitários do Departamento de Comunicação
Social da Universidade de Taubaté em projetos sociais, no ano de 2006”.
4.2.
PROBLEMA
Toda pesquisa tem início com algum tipo de problema. Contudo,
na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto
de discussão, em qualquer domínio do conhecimento.
O problema
é o momento no qual o pesquisador externa suas dúvidas, seu objeto de estudo e
o contextualiza de acordo com uma pesquisa realizada.
Principais regras para a
formulação do problema:
- deve vir contextualizado por reflexões
que permitam entender a gênese do problema.
- o problema deve ser preciso e claro.
- deve ser delimitado numa dimensão viável
- é necessário afastar os juízos de valor
Ex:
Há alguns anos a sociedade
vem valorizando e até mesmo exigindo maior comprometimento dos cidadãos com as
questões sociais. O trabalho voluntário passou a ser um diferencial no
currículo daqueles que almejam vagas em corporações modernas e já é fator de
seleção. Neste ano o assunto vem à tona, permitindo o debate e o envolvimento
da sociedade. Empresas, escolas, governo e demais entidades unem-se em uma
corrente de divulgação e incentivo ao trabalho social voluntário.
O Depto de Comunicação da Unitau envolvido
nesse projeto lançou o Programa ALUNO VOLUNTÁRIO (programa que visa incentivar
entre os alunos a participação em trabalhos voluntários) e, para tanto quer
saber :
Qual o nível de envolvimento
dos alunos do Depto de Comunicação Social da Universidade de Taubaté em
projetos sociais de cunho voluntário?
E
mais, ... (caso seja necessário)
4.3.
OBJETIVOS
É o
momento no qual o pesquisador reflete e redige as informações que pretende
obter com a aplicação da pesquisa. Deve considerar: o público, o espaço, o
momento histórico, etc.
Para
elaborar os Objetivos de Pesquisa deve-se fazer as seguintes perguntas:
- O que se busca alcançar?
- Que informações desejo levantar junto ao
público-alvo da pesquisa para responder ao problema?
Importante:
- Objetivo Geral (principal questão a ser
pesquisada)
- Objetivos específicos (assuntos
complementares da questão principal, exploração do assunto)
- Deve-se elaborar o máximo de objetivos
- O texto deve ser redigido com verbo no
infinitivo.
Não
usar: DEMONSTRAR, ESTIMULAR, PROMOVER
Exemplos
de verbos próprios para pesquisa: IDENTIFICAR, OUVIR, SABER, CONHECER,
LEVANTAR.!
Ex:
- Saber
quantos alunos participam ou já participaram de projetos sociais
voluntários.
- Identificar
o nível de entendimento do aluno sobre trabalho voluntário como: possíveis
entidades, atividades a serem desenvolvidas, carga horária, leis, etc.
4.4.
METODOLOGIA
Modo eficaz de alcançar determinado objetivo. É o
momento em que se define a operacionalização da coleta de dados e se determina
como será a pesquisa. Estudo de um fenômeno ou objeto aplicando técnicas e
processos científicos sistemáticos, de acordo com o entendimento do problema de
pesquisa.
Metodologia
Qualitativa
a. Problema do Cliente
b.
Problema de Pesquisa
c.
Objetivos de Pesquisa = Metodologia ideal
para coletar as informações desejadas
Deve conter:
- Tipo de Pesquisa: método qualitativo
- Técnica de Coleta de dados: conjunto de
processos e instrumentos elaborados para garantir o registro das
informações e o controle da análise dos dados.
- Entrevista em profundidade
- Grupo de discussão ou grupo de foco
- Auditoria de Opinião ou outras
pesquisas
- Técnicas projetivas – (qual)
- Outras
- Justificativa da escolha da técnica
- Apresentação da amostra e justificativa
de sua escolha
- Apresentação e justificativa da escolha
dos locais de pesquisa e período
- Indicação da forma de apresentação dos
resultados: análise e interpretação
Elaboração
de um Roteiro de Perguntas
É a
forma como chamamos a organização das perguntas que serão trabalhadas na
pesquisa qualitativa. Também podem ser chamadas de questões-guia, pois
auxiliarão na coleta das informações ideais.
Para
elaborar um bom roteiro de perguntas, é preciso considerar:
Problema + Objetivos + Público + Método
= Roteiro de Entrevista
Deve
primar pela:
- Qualidade
- Profundidade
- Possibilidade de respostas a todos
- Estímulo a respostas completas
- Padronização
- Boa leitura e bom entendimento
Exemplo:
Errado
|
Certo
|
A
Internet é um bom instrumento para a realização de trabalhos escolares?
|
Como
você vê a utilização da Internet na realização de trabalhos escolares?
Justifique.
|
Cronograma e Orçamento
Todo
pesquisador precisa organizar o processo de trabalho, para tanto deve sempre
que finalizar o Projeto de Pesquisa com:
- Cronograma de atividades: descreve a
programação das etapas
Etapas
|
Tempo exigido
(dias)
|
Começo
|
Fim
|
1. Preparação/Planejamento
|
5
dias
|
1/06
|
6/06
|
2.Trabalho de campo
|
|||
3. Análise
|
|||
4. Relatório final
|
- Orçamento de pesquisa: estimativa de
custos, apresentando o valor unitário e total.
Recursos Humanos
Quantidade
|
Recursos
|
Valor Unitário
|
Valor total
|
01
|
Pesquisador
(planejamento)
|
R$
30,00 (hora)
|
R$
|
01
|
Moderador
de grupo
|
||
...
|
|||
..
|
Recursos Materiais e Técnicos
Quantidade
|
Recursos
|
Valor Unitário
|
Valor total
|
01
|
Serviço
de gravação
|
R$
|
R$
|
01
|
Aluguel
de sala
|
||
Serviço
de buffet
|
|||
Brindes
|
|||
Telefonemas
|
|||
Transporte
|
5. Pesquisa Quantitativa
A
pesquisa Quantitativa é aquela que reúne, registra e analisa todos os dados
numéricos que se referem às atitudes e aos comportamentos do público-alvo.
Objetivos:
Usada
quando se quer medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um
universo (público-alvo), através de amostra que o represente de forma
estatisticamente comprovada.
Características:
- utiliza critérios
estatísticos de representatividade amostral;
- trabalha com qualquer tipo
de universo;
- busca identificar e
quantificar as diferenças que existem num mesmo segmento;
- os dados são analisados
numericamente e percentualmente;
- utiliza de questionários
com questões estruturados para a coleta das informações;
- precisa de pesquisadores
habilidosos, bem treinados e éticos.
- deve estabelecer critério
de verificação (20% da amostra)
- seu resultado permite uma
conclusão e compreensão geral, projetando para a totalidade;
5.1. Metodologia Quantitativa
Na
metodologia da Pesquisa de Opinião e Mercado de caráter quantitativo, deve
considerar:
- Tipo de Pesquisa
- Técnica de coleta de dados
- Tipos de Perguntas
- População
- Tipo de Amostragem ideal
- Determinação do tamanho da amostra (erro
máximo permitido, nível de confiança)
- Abordagem
- Zona Geográfica
- Período de aplicação
- Pré-teste
- Tabulação
- Apresentação dos resultados
Para
explorar e compreender os dados colhidos, bem como apresentar um estudo sobre
eles, deve-se realizar.
5.2. Apresentação das Etapas da
Metodologia Quantitativa
Tipo
de Pesquisa / Método: Quantitativa (o)
Técnica
de Coleta de Dados: é o conjunto de processos e instrumentos
elaborados para garantir o registro das informações, o controle e a análise dos
dados.
- Questionário:
é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de
perguntas pré-elaboradas, sistemática e seqüencialmente dispostas em itens
que constituem o tema da pesquisa, que devem ser respondidas por escrito.
É uma interlocução planejada.
- Questionário Impessoal: não permite o
contato pessoal direto entre o pesquisador e o entrevistado
1.
Mala Direta
2.
Tefefone
3.
Distribuição Radar
4.
Observação Sistemática
5.
Encartes em Revistas e Jornais
6.
Internet
·
Questionário Pessoal: quando há o contato
entre o pesquisador e o entrevistado
1.
Entrevista de Rua
2.
Entrevista a Domicílio
3.
Entrevista no Ponto de Venda
4.
Painel
·
Painel de Consumidor
·
Painel de Loja
FORMA: Questionário estruturado = regra
Questionário
não-estruturado = exceção
CONTEÚDO:
Questionário não-disfarçado = regra
Questionário disfarçado
= exceção
Regras para a
construção do questionário
As perguntas devem ser formuladas de maneira
clara, objetiva, precisa, em linguagem acessível ou usual do informante, para
serem entendidas com facilidade.
A
disposição das perguntas precisa seguir uma progressão lógica, para que o
informante:
·
seja conduzido a responder pelo interesse
despertado, sendo as perguntas atraentes e não controvertidas;
·
seja levado a responder, indo dos itens mais
fáceis para os mais complexos;
·
não se defronte prematuramente com
informações pessoais.
·
Deve estar de acordo com cada projeto/
objetivo da pesquisa
·
Cuidado com questões embaraçosas (orgulho,
renda, opção sexual, etc)
·
Não obrigar a fazer cálculos matemáticos
·
Não fazer perguntas de fatos passados há longo
tempo
·
Primar pela imparcialidade
·
Dados demográficos (sexo, idade, etc) no
final
Construção do Questionário
Façam-se as seguintes
perguntas ao elaborarem o questionário:
1- Que
decisões preciso tomar com essa pesquisa?
2- Que
problema desejo responder?
3- Que
hipóteses preciso testar?
4- Quais
os objetivos a alcançar?
Tipo de Questões
Simples/ Fechadas:
são fornecidas as respostas ao entrevistado, sendo que apenas uma alternativa
de resposta é possível.
Ex: Em que bairro o Sr.(a)
mora?
( ) Centro
( )
Bom Conselho
( ) Independência ( ) Outro. Qual?
..............................
Abertas: o
entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto.
Ex: O que o Sr.(a) pensa
sobre o trabalho voluntário?
............................................................................................................................
Semi-aberta: é a
junção de uma pesquisa fechada a uma aberta em que, num primeiro momento, o
entrevistado responde a uma das opções e depois justifica, explica sobre a
resposta.
Ex: Em que bairro o Sr.(a)
mora?
( ) Centro
(
) Bom Conselho
( ) Independência ( ) Outro. Qual?
..............................
Por quê?
..............................................................................
Dicotômicas:
perguntas cujas alternativas de resposta possuem valores opostos
Ex: Você já participou de
algum trabalho voluntário?
( ) Sim ( ) Não
Encadeadas/dependentes: a
segunda resposta depende da resposta da primeira.
Ex: Você conhece alguma ONG
em Taubaté?
( ) Sim ( )Não
Caso sim, Qual?
( ) Aspal ( ) Caravana da Cidadania
( ) Ipec ( ) Outra.
.....................................
( ) Comunidade Ativa
Pergunta com Matriz de
Resposta: monta-se um quadro para facilitar a resposta do
entrevistado. São obtidas várias respostas na mesma pergunta.
Ex:
Bairro
|
Morou
|
Mora
|
Pretende Morar
|
Centro
|
X
|
X
|
|
Independência
|
|||
Bom Conselho
|
X
|
Ordem de Preferência : é
dada ao entrevistado a possibilidade de escolha do 1º, 2º e 3º lugares.
Ex: Caso o Sr.(a) fosse
fazer alguma ação social, em que área escolheria em 1º, 2º e 3º lugares?
( ) Social (
) Meio Ambiente
( ) Educação ( ) Saúde
Gradação de Opinião/
Diferencial Semântico: permite medir extremos de opinião
Ex: Com relação ao Programa,
o Sr(a) afirmaria que está:
( ) totalmente satisfeito
( ) parcialmente satisfeito
( )parcialmente insatisfeito
( )totalmente insatisfeito
( ) sem opinião
Outros exemplos:
Avaliação: ( )ótimo (
) bom ( )regular ( )ruim (
)péssimo ( )sem opinião
Nível de concordância:
( )concordo plenamente ( )concordo (
)discordo ( )discordo plenamente
Múltipla Escolha/ Composta:
permite ao entrevistado responder mais de uma opção.
Ex: Que atributos deve possuir um voluntário?
(assinale quantas alternativas desejar)
( )
disponibilidade de tempo ( ) participação
( ) alegria ( ) interesse
( ) conhecimentos específicos (
) outro. Qual?..........................................
Disco de pesquisa:
pergunta fechada onde todas as alternativas de resposta estão distribuídas
igualmente, não permitindo qualquer tipo de indução. O pesquisador entrega o
disco para o entrevista escolher a alternativa.
Pré-teste
O questionário/formulário
precisa ser testado antes de sua utilização definitiva, aplicando-se alguns
exemplares em uma pequena população escolhida. Verificada as falhas, deve-se
reformular o questionário, conservando, modificando, ampliando ou eliminado itens.
O
pré-teste deve ser aplicado mais de uma vez e em uma população com
características semelhantes.
Em
média aplica-se o equivalente à 5% ou 10% da amostra.
Amostragem
As
pesquisas sociais abrangem um universo de elementos tão grande que se torna
impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, nas pesquisas
sociais é muito freqüente trabalhar com uma amostra, ou seja, com uma parte
representativa do universo.
Conceitos Básicos:
Universo
ou população: é o conjunto de seres animados ou inanimados
que apresentam pelo menos uma característica em comum. Ex: população de um
município, estado ou país, trabalhadores de uma indústria bélica, todos os
alunos matriculados na escola X.
Amostra: é
uma porção ou parcela, convenientemente selecionada do universo (população); é
um subconjunto do universo. Há duas grandes divisões no processo de amostragem
(determinação da amostra a ser pesquisada): a probabilística e a
não-probabilística.
- Amostragem probabilística:
é a única forma que permite planos de amostra representativa. Permite que
o pesquisador estime até que ponto os resultados baseados em sua amostra
tendem a diferir dos que seriam encontrados por meio do estudo da
população. São consideradas rigorosamente
estatísticas. Tem como principais características:
a) Poder
especificar, para cada elemento da população, sua probabilidade de ser incluído
na amostra;
b) Pode
ser submetida a tratamento estatístico, que permite compensar erros amostrais.
Tipos
de Amostragem probabilística mais usuais:
Aleatória
simples: atribui a cada elemento da população um número único:
selecionar a amostra utilizando números aleatórios.
Sistemática:
usar ordem natural ou ordenar a população; selecionar ponto de aleatório entre
1 e o 10; selecionar a amostra segundo
intervalos correspondentes aos números. Uso de lista.
Estratificada:
selecionar uma amostra de cada subgrupo da população considerada. Ex: alunos do
curso de Jornalismo, (alunos da manhã e noite, alunos de cada série).
Por
conglomerados ou grupos: determinar um grupo da população, como
escolas, empresas, igrejas, etc. a exigência básica é que o indivíduo, objeto
de pesquisa, pertença a um grupo.
Por
etapas: especificar as diversas fases de realização da
pesquisa. Pode-se partir de uma amostra maior e de outras menores. Ex: país,
estado, microregiões, etc.
- Amostragem não-probabilística:
tem como característica principal não fazer uso de formas aleatórias de
seleção, torna-se impossível a aplicação de formas estatísticas para
cálculo, por exemplo, entre outros, de erro de amostra ou seja, não podem
ser objeto de certos tipos de tratamento estatístico. São usadas quando
não se conhece o tamanho do universo e os indivíduos são selecionados
através de critérios subjetivos do pesquisador
Tipos de Amostragem não-probabilística mais usuais:
Por
acessibilidade ou por conveniência: destituída de qualquer
rigor estatístico. O pesquisador seleciona os elementos a que tem acesso,
admitindo que estes possam representar um universo (estudos exploratórios ou
qualitativos).
Por
tipicidade ou intencional: selecionar um subgrupo da população
que, com base nas informações disponíveis, possa ser considerado representativo
de toda a população.
Por cotas:
este é o que apresenta maior rigor, pois confere alguma estratificação à
amostra. Deve-se atentar para classificação da população em função de
propriedades tidas como relevantes; determinação da proporção da população a
ser colocada em cada classe e fixação de cotas para cada observador.
Determinação
do tamanho da amostra
Para
que uma amostra represente com fidedignidade as características do universo,
deve levar em consideração a extensão do universo, os recursos existentes, o
nível de confiança estabelecido. O erro máximo permitido e a percentagem com a
qual o fenômeno se verifica.
- Amplitude do universo:
Universos Finitos: são
aqueles cujo número de elementos não excede a 100.000
Universos Infinitos: são
aqueles que apresentam número superior a 100.000.
São
assim denominados porque, acima de 100.000, qualquer que seja o número de
elementos, o número da amostra selecionada será o mesmo.
- Nível de Confiança estabelecido:
É
aquele que indicará os desvios-padrão em relação à sua media. Numa curva
normal, a área compreendida por um desvio-padrão, um á direita e um à esquerda
da media corresponde a
aproximadamente 68% de seu total.
Verifique
a curva:
1
desvio-padrão = 68% de nível de confiança
2
desvios-padrão = 95.5% de nível de confiança
3
desvios-padrão = 99.7% de nível de confiança
- Erro Máximo permitido:
Os
resultados de uma pesquisa obtidos por meio de uma amostra não são
rigorosamente exatos em relação ao universo de onde foram extraídos. Esses
resultados apresentam sempre um erro de medição, que diminui na proporção em que aumenta o tamanho da amostra. É
expresso em percentuais e nas pesquisas
sociais usualmente utiliza-se uma estimativa de erro entre 3 e 5%.
- Percentagem com a qual o fenômeno se
verifica:
É a
estimação previa da percentagem com que se verifica um fenômeno. Quanto menor o
%, maior o tamanho da amostra. O valor
máximo é de 50%.
Ex:
estima-se que a percentagem de protestantes em determinada cidade é 10%.
Cálculo do Tamanho da
Amostra
Para
calcular o tamanho da amostra é preciso saber:
n = tamanho da amostra (o que desejo saber)
o2 =
nível de confiança escolhido, expresso
em nº de desvios-padrao.
p = percentagem com a qual o fenômeno se
verifica
q = percentagem complementar (100 – p)
e = erro maximo permitido
N = tamanho da população
Fórmula para Cálculo de
amostras para populações infinitas (mais de 100 mil)
o2 p.q
n =
e2
Fórmula para cálculo de
amostras para populações finitas (até 100 mil)
o2 p.q.N
n =
e2 (N – 1) + o2 p.q
Exercício
de Cálculo do Tamanho da Amostra
1. Considerando um universo de
230.000 elementos e uma amostra probabilística aleatória simples, cuja margem
de erro é de 3,5 e o nível de confiança baixo. Apresente o número de
questionários a serem aplicados em uma pesquisa quantitativa.
2. Para realizar uma
pesquisa quantitativa em um universo de 9.540 elementos, com margem de erro de
2%, nível de confiança médio e percentagem com a qual o fenômeno se verifica de
20%. Indique quantos questionários devo aplicar?
3. A prefeitura de São Paulo
está preocupada com a imagem do prefeito José Serra e para medir a opinião
pública paulistana aplicará uma pesquisa quantitativa, com a técnica do
questionário pessoal. A amostra deverá ser probabilística aleatória simples
estratificada e deverá considerar em seu cálculo os seguintes elementos:
-
universo de 10.434.252
-
margem de erro de 4%
-
nível de confiança médio
-
Estratos: divisão em zonas da cidade (Norte
2.001.200, Sul 4.500.030, Leste 2.800.300, Oeste 1.132.722)
Considerando essas
informações apresente o valor da amostras e o dos estratos.
5.4. Exemplo de texto de Metodologia
Quantitativa
A
pesquisa a ser realizada para o Depto de Comunicação Social, cujo principal
objetivo é saber o envolvimento dos alunos em projetos sociais será do tipo Quantitativa,
com a técnica de coletada de dados do Questionário não disfarçado. Serão
realizadas perguntas do tipo Fechada, Semi-aberta, Aberta, Encadeada e de
Gradação de Opinião.
Todos
os alunos matriculados nos cursos universitários do período noturno do Depto de
Comunicação Social da Universidade de Taubaté compreendem a população da
pesquisa, esse universo tem um número de 810 elementos.
A
amostra será probabilística aleatória simples e para seu cálculo serão
considerados Nível de Confiança Médio e Margem de Erro de 3%, o
que apresenta um número de X pesquisas. A abordagem será pessoal, nos corredores
e pátios do Departamento, e para sua aplicação será treinada uma equipe de
alunos da própria instituição. A aplicação da pesquisa acontecerá nos primeiros
15 dias do mês de setembro, sendo que seu pré-teste será de 5% da
amostra.
Realizaremos
uma tabulação eletrônica e apresentação dos resultados em forma de
gráficos setoriais. Todo os dados colhidos serão analisados e
interpretados.
5.5.
Cronograma e Orçamento
Também
na pesquisa quantitativa deve-se apresentar estes elementos. Há de se
considerar um tempo maior de coleta de dados (entrevista de rua) e um gasto
maior com material (folhas, transporte, treinamento da equipe de pesquisadores)
5.6. Codificação e Tabulação
Codificação: é o
processo pelo qual os dados brutos são transformados em símbolos que possam ser
tabulados.
EX:
Sexo:
Masculino (
) 01 Feminino ( )02
Idade:
De 18 a 20 anos ( )03 De 21 a 23 anos ( )04 De 24 a 26 anos ( )05
Tabulação:
é
o processo de agrupar e contar as categorias
- Simples: simples
contagem das categorias de cada conjunto.
- Cruzada:
contagem de frequências que
ocorrem juntamente em dois ou
mais conjuntos de categorias. Ex:
categoria de renda e escolaridade
- Manual:
traços e folha de contagem
- Eletrônica:
computador e leitura optica.
Modelos:
5.6. Apresentação dos
Resultados
Na
Pesquisa Quantitativa os resultados da coleta de dados são apresentados em
forma de Gráficos e/ou Tabelas. Cada gráfico ou tabela corresponde à
apresentação de uma pergunta ou um cruzamento de duas ou mais perguntas.
Para
a correta apresentação desses resultados deve-se indicar as seguintes
informações:
- Titulo do gráfico: assunto principal.
- Legenda: apresentação das variáveis
consideradas na pergunta
- Percentuais: os índices numéricos em
forma de porcentagem
- Base: o número exato de pessoas que
responderam aquela pergunta em questão. Nem sempre este numero é o mesmo
da amostra (considerar perguntas encadeadas)
- RM (Resposta de Múltipla escolha): sigla
utilizada para indicar o resultados de uma questão na qual o número de
respostas é maior que o número de respondentes (perguntas abertas e de
múltipla escolha pedem esta indicação)
Gráficos
Base: 20 entrevistados
Tabelas
Sexo
Feminino
|
Masculino
|
||
Nº
|
%
|
Nº
|
%
|
8
|
40
|
12
|
60
|
5.7.
Análise e Interpretação dos Resultados
Análise: o
pesquisador prende-se unicamente aos dados
Interpretação:
procura-se um sentido mais amplo para os dados, por meio da ligação a outros
dados já obtidos.
Após
a tabulação dos dados, procede-se a sua análise e interpretação, que é
desenvolvida em dois níveis:
- A descrição dos dados
- A interpretação e avaliação dos
resultados obtidos
- A
descrição dos dados:
- Caracterizar o que é típico no grupo.
- Permitir uma leitura dos dados
coletados, trazendo os valores que mais se destacam.
- Alertar o leitor sobre as informações
obtidas e auxiliar no entendimento dos dados.
- Pode ser feita logo a apresentação do
gráfico ou no texto final de análise.
- A
interpretação e avaliação dos resultados obtidos
Os
dados obtidos nas pesquisas sociais referem-se, na maioria dos casos, a
amostras. Todavia, o interesse dos pesquisadores é generalizar os resultados
para toda a população de onde foi selecionada a amostra.
Aqui
se faz a apresentação do significado mais amplo dos resultados obtidos. Para
isso são realizadas as interpretações que devem apresentar:
- Apoio em teorias confirmadas que gere
adequação à realidade.
- Suposição sobre o efeito dos fatores
sociais no comportamento.
- Cuidado na leitura e interferência dos
dados para não comprometer a pesquisa.
Na
prática:
- Trazer os objetivos da pesquisa – Foram
atingidos?
- Ler e interpretar os dados (gráfico a
gráfico)
- Trabalhar as hipóteses – Foram
comprovadas ou não?
- Concluir os resultados – O que ficou?
IMPORTANTE
Antes
de se realizar a análise e a interpretação dos resultados, o pesquisador deve,
num breve texto, apresentar todo o caminho percorrido na coleta, de dados de
forma a explicitar como se deu a aplicação da pesquisa. Esses dados permitirão
ao leitor um entendimento maior daquilo que, de fato ocorreu e as conseqüentes
interferências nos resultados.
Deve
apresentar:
- Dificuldades encontradas
- Situações inusitadas
- Curiosidades
- Fatos marcantes do período de coleta de
dados e que interfiram no resultado
- Alterações na metodologia planejada.
6. Bibliografia
CARNIELO, Mônica Franchi. Apostila de Pesquisa de Mercado e Opinião
Pública, 2004.
DUARTE, Jorge & BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em
Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed.: São Paulo, Atlas,
1999.
HIRATA, Marisa. Apostila de Métodos de Pesquisa.
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4ª ed., São Paulo: Summus, 2003
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva
Maria. Técnicas de Pesquisa. 3ª ed.
: São Paulo, Atlas, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário