quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NOSSO TRABALHO (WTORRE, AOP, RESIDENCIAL AMAZONAS, FESTIVAL ZECA TATU,CERTIFICAÇÃO ISO DA INTEGRAL,LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA E OUTROS)



Todos os atendentes, posições de rua, sinais, residências, são funcionários da EXCLUSIVA, que empresa toda sua logística: frota, abastecimento, alimentação, uniforme (com marca da contratante) e suporte.



Fomos contactados pelo Departamento de Inteligência para o Mercado, diretamente de São Paulo. Acreditamos que nosso trabalho com a Diagonal Urbana ajudou a sedimentar nosso segmento de pesquisas para o mercado. Assim recebemos o plano da Wtorre, o formulário com mais de 92 questões, que precisavam ser refeitas, devido as perguntas desnecessárias, ao tempo de abordagem e a própria cultura local, que não admite entrevistas duradouras. 
Percebemos também, total desinformação da empresa em relação aos costumes locais, aos materiais construtivos e as técnicas de construção que permeavam e permeiam a Mao de obra local. Hoje, há centenas de técnicas construtivas, que vão desde o isopor aos próprios materiais de acabamentos remontados, o gesso, papelão e diversos outros. Mas a não de obra é ainda incapacitada a executar, não temos Mao de obra. O maior erro destas empresas do sul e, ao chegar aqui, entenderem, sem pesquisa ou estudo, que será no lá. O caso da WTORRE, seu prejuízo comercial, moral, financeiro e econômico, ilustram bem a importância de uma consultoria como a EXCLUSIVA localmente. Conhecemos as nuances do mercado local e quem quiser se instalar aqui e ganhar dinheiro, ganharia tempo se falasse conosco.
Então, as casas seriam construídas com material misto, um waffer de isopor e concreto. A cobertura, parte das casas, seriam moldadas no local. As cozinhas seriam entregues com maquina de lavar e fogão. Nossa missão era buscar dados para se concretizar uma visão de quem seriam os consumidores das casas e quais suas demandas.


Assim, após longas discussões com a Guanandi e alteração de algumas perguntas do formulário contratamos uma equipe de pesquisa e processamento de dados e fomos a  praça: Marabá, Parauapebas, Canaã, Eldorado, Xinguara e Redenção. Fizemos algumas sugestões, que foram determinantes para nossa contratante, se tivesse nos ouvido:



O material construtivo era inadequado para a região. Os agravantes seriam a alta temperatura, a excessiva umidade do ar, aliadas a relativa incapacidade da mão de obra local, que precisaria ser muito bem treinada neste método construtivo. Estes elementos trariam riscos e inviabilizariam a construção. Outro detalhe que derrotou a WTORRE local foi a falta de planejamento e logística, oferecendo um produto muito acima da capacidade de pagamento e com materiais inexistentes localmente. Seria muitíssimo mais barato construções planejadas localmente e com materiais locais.




Entregamos o estudo e assumimos o plantel de propaganda de rua e atendimento no stand de vendas, no local das obras. Trabalhamos durante todo o lançamento, inclusive na FAP. Ao longo deste período, oferecemos diversos estudos e analises, pois percebíamos no desenvolvimento do processo que esta empresa não conhecia os custos locais, a realidade necessária para se implantar um projeto maravilhoso mas totalmente desnecessário em Parauapebas. 


Ao tomar conhecimento da realidade da WTORRE, sua historia fantástica e suas dificuldades em São Paulo, compreendemos que teria ai, algum espaço para atuação da nossa consultoria.  Em conversa com Zé Rinaldo, apresentamos nosso ponto de vista, pedindo que nos apresentasse a quem de direito, poderíamos fazer um trabalho que amenizaria a situação. Não fomos atendidos e após tentarmos repetidas vezes um contato, desistimos. 




Concluindo, trabalhamos nesta implantação, que na verdade, abriu caminho para a Buriti, o loteamento amazonas e o Residencial Amazonas, prédio de luxo, em fase de acabamento, no B. Beira Rio.

Este projeto iniciou-se em 2008, quando surgiu um grupo de proprietários de oficinas reivindicando da  PMP, um espaço para a centralização e instalação do parque municipal das oficinas mecânicas. sugerimos a  inclusão das lojas de autopeças e criamos a entidade juridicamente.


CRIAMOS A ESTRATÉGIA DE INSERÇAO, O DISCURSO,  A APRESENTAÇÃO, O MATERIAL GRAFICO, TODOS OS TEXTOS. DIRIGIMOS AS REUNIÕES.



Os trabalhos para a instalação de fato do projeto foi-nos encomendado e em linhas gerais estabelecemos:

A definição da área e local,

As razões e fundamentos da criação deste parque, não previsto  no plano diretor

A identificação visual e econômica dos postulantes e sua relação com o poder municipal

O discurso da entidade, na personalidade do seu presidente e diretoria direta

A instalação de sua sede e manutenção da mesma

O cronograma de reuniões para sedimentação da entidade a saber – câmara, onde se podia fazer as alterações no plano diretor e onde, necessariamente o executivo enviara a lei ou decreto,

Prefeito, chefe de gabinete, secretario meio ambiente, secretario obras, enfim todos os órgãos e instancias que estariam diretamente ligados ao projeto,

Propaganda, repercussão na mídia e imprensa escrita,

Ampliação dos pontos de contato


Desde o inicio definimos o grau de dificuldade do projeto: tratava de empresários privados reivindicando terras publicas e infraestrutura para tocarem seu negocio. Se havia  um ganho para a prefeitura, a organização do setor e sua retirada espontânea do espaço urbano mais caro, por outro lado tratava-se de despesa e comprometimento político. Ou seja, as chances eram pequenas e dependiam de trabalho e convencimento das partes.




Reunimos um grande grupo de empresários na escola publica, por três domingos. O valor da abertura legal foi rateado e passamos a discutir o projeto em si, seu plano de negócios e sua viabilidade. Feitos estes estudos, iniciamos a pesquisa de situação de cada associado e sua definição para ocupação da área a ser liberada pela PMP.


Reunimos parte destes associados diariamente e foram definindo tamanho de área que precisavam, fluxo de ocupação e etc. estávamos nesta fase dos trabalhos.


As reuniões a noite, no meu escritório a Rua F e aos domingos no auditoria da Câmara eram concorridos. Grande parte dos empresários do setor estavam interessados, seria terreno em comodato, como no Polo Moveleiro de Parauapebas, para o qual trabalhamos  por mais de dez anos.


Assim as reuniões com o executivo foram definhando e certa noite, em reunião na sede da AOP, voltei ao tema central do projeto, a cessão de terras publicas e o controle político sobre o projeto. Discuti com aqueles empresários presentes, a questão de pagar a consultoria pelos serviços e expliquei PORQUE TERIAMOS QUE MUDAR a forma de obter o terreno. Naquela reunião explicamos que poderiam juntar todos e comprar uma grande área em conjunto. Todos pagariam e aos poucos iriam acrescentando as benfeitorias. Calculei um valor possível de ser parcelado e que agradasse a todos  e estabelecemos um valor mínimo. Foi definido equipe para procurar os lotes e cuidar da compra. Ficamos aliviados pois nesta altura, com todo o progresso do  projeto estagnado na câmara e na prefeitura, era o momento para agir.  Este sistema de compra coletiva de terrenos,  é muito interessante para grandes grupos de pessoas e sai mais barato, principalmente quando não precisa ser na zona urbana e este era o caso da AOP












Fizemos a campanha de lançamento deste residencial, em campanha de rua e abordagem de veículos e transeuntes. Foi uma campanha executada utilizando parte do planejamento, mas foi efetivo, pois auxiliamos nas vendas das unidades.



Treinamentos a diretoria do evento, em sua negociação com a PMP para viabilizar e tornar um festival um fato turístico. Uma pena, a politização da não permite um crescimento. Os estudos de viabilidade se comprometeram, mas sua estratégia de popularização foi demarcante para sua modernização.



Conforme publicado no livro MANUFATURA, toda a estratégia de divulgação da certificação da Integral Construções e Comercio foi realizada apartir da Consultoria Exclusiva. Trabalhávamos na certificação e como consultores, sabíamos da importância de uma empresa local, com experiência e conhecimentos locais, ser certificada. Mas a sociedade, o em torno, precisava saber e passar a compreender os novos métodos, novo sistema de contratação, de compras, de relações com a comunidade,  que a empresa  passaria a adotar nas suas relações. Assim alertamos os proprietários para o Coquetel de Certificação, com sua lista de convidados e discursos.



UM carnaval rico nos espera. Esperamos, desde a fundação da liga, em 2005, que a comunidade da alegria acorde para o imenso potencial local, de turismo. Os proprietários de hotéis, a prefeitura que aumenta seu faturamento com as vendas, os blocos, os conjuntos de folia, todos sairiam ganhando. nosso projeto de carnaval local esta esperando maturidade de todos os envolvidos.



Esta empresa de tecnologia de fibra ótica e sistemas de comunicação, contratou nosso plano de inserção da marca e de serviços. Elaboramos cuidadoso estudo de localidade, viabilidade econômica e acurada analise de competidores. Todo o planejamento de marketing foi pensado em especificidades locais.


ESTUDOS DE POPULAÇÃO

Estudamos localmente o viés populacional, renda, educação, origem, idade, da população local. As amostras são colhidas todos os anos, visando subsidiar nossos estudos e suporte a empresas e políticos que querem falar com conhecimento de causa.



VIOLENCIA URBANA

Nosso estudo sobre violência e roubos foi amplamente divulgado pela imprensa e entregue ao MP, Delegado, Prefeitura e demais órgãos, incluindo ACIP E CDL. Demonstramos nesta ocasião, até o horário dos ilícitos na comunidade e o principal fomentar desta situação.


OAB

Propomos em diversas situações, a OAB local, um estudo amplo sobre a justiça e a repressão a violência em Parauapebas. Nunca fomos respondidos. Entendemos que este órgão, com estas informações em mãos, poderia se manifestar mais profissionalmente e atuar como a entidade nacional.


FAM

Desde 2002 trabalhamos com o esta entidade. Trabalhamos sua imagem e estratégia de comunicação, com a comunidade e sua atuação em campanhas políticas.


CAMPANHAS POLITICAS

Atuamos em campanhas de diversos candidatos desde 1996: Meire Vaz, Valmir da Integral, Darci, Faisal, Fredson Lima, Cláudio Almeida, Meire Vaz, Rui Vassourinha.

POLO MOVELEIRO

Por mais dez anos fomos consultores da  COOPMASP. Sua estratégia de comunicação, suas reuniões e suporte.

 

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