segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Não comunicam, gritam para que quiser escutar

PROPAGANDA
?

Apelação. É o que constatamos ao ver e ouvir as bobagens que empresas de grande porte e seguramente bem gerenciados fazem com sua comunicação social, marketing e propaganda em Parauapebas. Declaram graciosamente seu desinteresse pela comunidade, por boas vendas e relacionamento positivo. Uma lástima.












UM NOJO. Para não dizer uma bobagem, besteira, cretinice. Seja na televisão, seja em famigerados carros de som as empresas de alimentos de Parauapebas desconhecem completamente o marketing estratégico. Não patrocinam nada, não investem na ação social. E se isolam da sociedade, com qualquer retração econômica impactando seus negócios com força maior. Ninguém bate fidelidade utilizando de idiotas transvestidos de garotos propaganda.

É lamentável tanta bobagem exposta. Marcas mal estruturadas, nenhuma técnica de gestão de imagem, cores aberrantes e tremenda deselegância permeia o desesperado das vendas fracas, do caixa perneta. Empresas com certa tradição e arrogância não sobreviveriam num ambiente minimamente competitivo. É nojento como estas empresas se apresentam aos seus clientes. Mas também quem são estes clientes? Elas devem pensar assim: uns mortos de fome, virão de qualquer jeito. Dai talvez o descuido.

Temos diariamente uma lição de não competitividade nas ruas de Parauapebas. Lastimável.

Atacadão Macri é um grande distribuidor de alimentos. Isolado desde sua chegada em Parauapebas, deve sua popularidade exclusivamente ao boca a boca. Vende bastante e deve ter uma grande clientela. Chegou antes do Hiper Senna e do Matheus e ganhou muito dinheiro vendendo a preço justo numa cidade acostumada ao roubo puro e simples na formação de preços ao consumidor.

Construiu um centro de distribuição gigantesco junto a uma das principais aglomerações urbanas da cidade. É um centro de compras urbano, atende a toda a cidade.  Mesmo porque, com 220 mil habitantes há uma demanda por preço e atendimento incrível e ainda não mapeado na cidade.

O que nos irrita é este grande distribuidor usar o famigerado carro de som, anunciando leite, óleo. Merda. Cadê os marqueteiros da rede? Como uma empresa desse porte não tem nada de marketing estratégico? Nunca ouvi falar de uma campanha seria de fidelização de qualquer dessas redes mesmo frente a uma concorrência que começa a incomodar. Mesmo com a maior concorrência de todas – o desemprego, começar a minar seus planos de expansão e sua formação de caixa.

Hiper Sena, dono do comercial mais nojento. Um parrudo gordinho de óculos fingindo claramente fazer compras. É tão obvia e cretina a encenação que na verdade ele fala o empo todo:  não venha, esta loja é minha. Eles esquecem que, se for para falar de preço, devem focar apenas neles. Não assistem as propagandas do McDonalds,  do Subway e outros. O filtro das imagens aberrantemente vermelha e difuso, o layout das prateleiras entregam uma desordem típicas do Pará durante todo o comercial. É de um convencimento pessoal abusivo, incompetente e cruel para com os telespectadores. Uma droga. E é antigo, não mudam a formula, não impactam.

Matheus, pelo gigantismo e caríssima logística talvez seja quem mais esta sofrendo. Numa posição ridícula ficaram anos quebrando pedras na estrada Faruk Salmen, avisando a todos os concorrentes que se instalariam ali, num local de grande caos de trânsito, de moradores que correriam enorme risco. Quebraram pedras num terreno estupido, garanto que sem nenhum estudo de localização para depois abocanharem um local privilegiado junto o único shopping de Parauapebas. É um supermercado de localidade, isolado. Para servir aquela região, de acordo com o planejamento da WTorre para seu empreendimento. Mas terá que crescer, talvez abrindo lojas menores distribuídas, talvez instalando alguma forma de atrair quem realmente consome alimentos, que ainda continua em seus bairros, com compras locais.

Farturão, o mais terrivel de todos. Hoje vender comida estragada e embalagens fora do prazo de validade são sua marca. Indicativo forte de menor giro de estoque. Numa expansão as cegas não enxergou as possibilidades de dominar mercado ou de garantir sua sobrevivência e expansão. Isolado na gestão familiar, há anos ignora nossas ofertas de consultoria de varejo.

Como será a gestão estratégica dessas empresas. Pelo que demonstram não promete nada e seguramente estão se complicando.


A EXCLUSIVA CONSULTORIA tem propostas para a redução da exposição financeira dessas empresas, contenção de custos e expansão da oferta com preços menores. Temos proposta para o marketing estratégico e infinitamente melhor em resultados perenes. Fones 94 991632168 Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário