UNIQUE
SHOPPING PARAUAPEBAS – PERFIL
Nov/dez
2011
HISTÓRICO
Nosso interesse pelo Unique Shopping
surgiu desde os estudos da Diagonal Urbana, projetando uma população com mais
de 300 mil habitantes em Parauapebas e região para 2013.
Ora, nossos estudos mostravam exatamente
o contrario. Uma pequena queda no crescimento do fluxo populacional, devido as
grandes obras do governo federal, dentro dos programas do PAC, incluindo a
construção da Refinaria da Petrobras em Bacabeiras e da Usina de Belo
Monte. Alem disso, a própria VALE, ao
inaugurar minas em todo o em torno de Parauapebas, contribuiria com esta pequena
redução, espalhando dos trabalhadores e seus familiares por Curionopolis, Canaã
dos Carajás e adjacências.
Não perdemos de vista que, dada a apresentação do Residencial Viver Bem
Parauapebas, certamente os proprietários do Unique Shopping seriam os mesmos proprietários do residencial
Wtorre, e sofreriam com os mesmos problemas estruturais da região e teriam que
trabalhar mais para evitar as perdas e erros, que acontecem, independente do
tamanho e capacidade da empresa.
Sabemos que Parauapebas levará dezenas
de anos para chegar a 500 mil habitantes, há um grave erro no calculo do viés
populacional nestes estudos. Segundo dados projetados do IBGE, hoje a população
de Parauapebas chega a 160 mil pessoas, por cima.
As razões que estão trazendo os centros
de compras para o interior do pais, não são apenas o crescimento populacional mas
a percepção econômica de eu o Brasil não é apenas a região sudeste. A
espetacular expansão econômica nacional dos últimos anos colocou recursos a
disposição. A ordem é: vamos explorar o interior, grávido de riquezas e
possibilidades de multiplicação. Primeiro os grupos do setor primário, depois os demais setores,
como estamos assistindo agora, grandes investimentos, acontecendo por todo o
pais. MAS PARAUAPEBAS e seu em torno vive há anos um quase eterno boom da
mineração, que não traz empregos duradouros, para dezenas de anos. Na implantação,
consome-se muita mão de obra, e na fase de consolidação e produção, grande parte
desta mao de obra vai-se, a procura de novos postos de trabalho. Assistimos
aqui uma continua expansão e redobrados investimentos em implantações em toda a
região, daí mantermos este crescimento constante. O primeiro cuidado que os
demais setores da economia devem tomar ao acompanhar os grandes projetos, são
as condições locais para suportar seus investimentos – a infraestrutura local.
É o que esta acontecendo com o Unique
Shopping, pelo que percebemos. Uma construção bonita, com excelente aparência. Mas
a falta de estrutura gritante de Parauapebas passa a afetar e afeta o pleno
funcionamento do centro de compras (Durantes nossa visita no shopping faltou
energia elétrica por uns 8 minutos, e conversei com outras pessoas que estavam
ali. As mesmas comentaram que nunca viram falta de energia em shopping). A
falta de sinal de internet, inclusive para as máquinas eletrônicas de cartão
que precisam de internet é uma decepção para quem esta acostumado a freqüentar
shopping centers noutras praças e querem
comprar. A educação básica dos atendentes, vendedores, bombeiros e
seguranças, que atrapalham o relacionamento com os clientes, apesar de
todo o treinamento e seletividade que
acreditamos foi realizado na contratação. Como solução para este problema, acredito
em mais investimento dos proprietários.
Mas há um limite: novos investimentos
elevam os custos, que elevem os preços e podem afastar novos clientes.
As lojas do shopping não possuem
crediário próprio, trabalham exclusivamente com cartões de credito, ou seja,
dependem de credito de terceiros e suas analises minuciosas de renda. Com o
crescente endividamento da população, torna-se difícil vender nesta cidade sem
crediário próprio.
PARAUAPEBAS E UNIQUE SHOPPING
Assim, nos estabelecemos por quatro dias
nas dependências do shopping, conversando com pessoas, lojistas, seguranças e
clientes, sobretudo e particularmente os clientes do shopping. Os problemas
levantados são passiveis de solução, claro. Somando nossas observações com
dados e fatos obtidos na pesquisa, adquirimos
uma nova visão diferenciada do empreendimento. Sabemos que o Unique tem um projeto, tem um
plano e esta no seu rumo. Uma ou outra premissa pode ter sido falha mas, com
valores e movimentação tão grandes, falhas acontecem. O fato é que este
shopping é um gigante para Parauapebas. Com área total construída de 21200 m2,
e oferta de área bruta locavel de 14500 m2 é um investimento especial.
Possui quatro lojas âncoras (Lojas Americanas, Marisa,
Avenida e Visão) e estacionamento para 720 veículos.
Em estudos anteriores para outras
empresas que visavam construir shoppings aqui, recomendamos empreendimento bem
menores e em pontos estratégicos, na área urbana. Chegamos a recomendar a
instalação de um shopping popular na região do complexo Altamira, que é urbano
e tem uma população que usa a região como dormitório e com relativo poder de
compra.
Acontece que o crescimento de
Parauapebas não se traduz em aumento de renda da população. Ocorre aqui aumento da população com renda. Vivemos
numa localidade em que os preços são altos e a massa salarial deixa muito a
desejar. Mas o detalhe a ser estudado é o crescente endividamento da população
com a aquisição e construção de sua casa própria, nas dezenas de loteamentos
novos, que tomaram conta da cidade. Acrescente-se nisso tudo a rotatividade e
as viagens para o Maranhão, de parcela significativa da população com renda até
R$1.500,00. Temos ainda outro agravante, uma tênue redução do interesse por
Parauapebas, com novas praças de trabalho, igualmente atrativas, como
Bacabeiras, Belo Monte e as obras do PAC no norte-nordeste.
Para os proprietários é importante
compreender que o empreendimento vai sofrer com a falta de infraestrutura de
Parauapebas: esgoto sanitário, água tratada, energia elétrica precária, mao de
obra despreparada e internet
inexistente. Acreditamos que o Unique deva se estruturar e buscar essas
soluções como proprietárias, para que, o público local, acostumado a viajar e a
freqüentar shopping centers nas capitais, reconheça o Unique como um centro de
compras real. Poderia ser bem menor e lucrar mais. Como consultoria,
questionamos a maioria das premissas apresentadas pelas consultorias, que
ajudaram a formatar a realidade atual do Unique Shopping Parauapebas.
Segundo a URBIA, o Unique é um shopping
regional. Há lojas ancoras tradicionais ou hipermercados, opções de lazer e
atratividade das cidades da região, principalmente por causa de sua localização,
próximo as principais vias de acesso. A mesma empresa, esta construindo outro
centro de com
pras a
apenas 160 km deste em Marabá. Quais são os planos reais para esta
unidade de Parauapebas?
Portanto, acreditamos no sucesso do
Unique e queremos ser parceiros. Oferecemos proposta para as lojas e direção, para implementar um marketing
alternativo, moderno e ágil, que ira aumentar o trânsito de pessoas e de vendas
utilizando tecnologia já presente nas mãos de todos os usuários. Sintomático
que, das quase 600 pessoas que responderam nossa enquete, 80% delas cederam numero
de telefone ou e-mail para efetivar uma rede de comunicação de alta performance
entre o Unique Shopping e seus clientes.
JUSTIFICATIVA
Mas um estudo cujo objetivo fosse
caracterizar as relações do Unique com seus clientes tornaram necessárias
porque o shopping foi inaugurado incompleto. Os investimentos de implantação
continuam e entendemos que o mercado local não permita um retorno no curto ou médio prazo. A necessidade
urgente de um grande supermercado ou hipermercado na região é uma oportunidade
para a Wtorre, assim como uma clinica particular, uma central de consultórios e
outros serviços que atraiam a população dos convênios ou mesmo parte da elite
econômica de shopping. Tudo precisa ser feito. O tempo corre, encarecendo os
capitais empregados que precisam dar o retorno aos seus investidores. O que
fará o Unique Shopping diante dos desafios que se apresentam?
DESENVOLVIMENTO
Visando atingir os objetivos do presente
estudo, obter dados de estrutura e funcionamento, dividimos os trabalhos em duas etapas, corriqueiras em
pesquisas de opinião: a coleta dos dados, que aconteceram das 15 as 20 hrs de
sexta (25), sábado (26), domingo(27) e segunda (28), de novembro, comandados
por cinco entrevistadores, um supervisor e a tabulação e análise dos mesmos.
FORMATO
A escolha dos entrevistados, ocasional e
probabilística, foi realizada sem orientação, por todos os entrevistadores. Foram submetidos a um questionário com 12
questões, entre quantitativas, qualitativas e informativas. Citando Motta (2002, p. 7), para justificar o
processo, ...“a pesquisa qualitativa serve como primeiro passo para o estudo de
um fenômeno de satisfação sobre o qual ainda não se tem idéias bem definidas ou
sobre a qual falta orientação quanto ao próprio rumo do esforço de mensuração
que se pretende desenvolver.” “...é uma
pesquisa exploratória, inquisitiva e com possibilidade de resultados
contraditórios”. Das diversas
possibilidades de se obter estes dados, direcionamos tudo para a fonte
primaria, o que tínhamos em mãos, clientes nos corredores do shopping.
As entrevistas foram realizadas
simultaneamente, em momentos de acesso as dependências, lojas e locais variados
do Unique Shopping Parauapebas.
MÉTODO
Realizadas as entrevistas, procedeu-se à
analise dos resultados, de forma a compor o relatório final. Rossi e Slongo
(1998) sustentam que, “independentemente da técnica ou dos recursos empregados
para analisar os dados da pesquisa qualitativa, é indispensável que o
pesquisador não perca de vista o seu propósito central: geração dos indicadores
de satisfação”.
Assim, a análise dos dados obtidos nas
entrevistas foi realizada por meio de análise de conteúdo. O objetivo era
identificar e agrupar temas, idéias, comentários ou citações, visando uma
associação de signos ou palavras, para se proceder a uma seqüenciação ou
freqüência de palavras em temas rotulados e certificados pelo uso ou senso
comum. Dessa forma, demonstramos em quatro blocos distintos, os
atributos em que referimos ao produto Unique Shopping Parauapebas. Mas, ao
buscar este resumo de signos, deparamos com dificuldades. Ao perguntar o que
achavam de negativo no
Unique, cerca de um terço dos
entrevistados responderam “nada”, “tudo”, revertendo a origem da indagação e acrescentando
valor ao ‘positivo’.
A porção qualitativa do formulário, não
apresentou dificuldades na sua leitura. Aproveitando o ensejo para citar Mattar
(1996, p. 23) que, as pesquisas quantitativas
“... são caracterizadas por possuírem objetivos bem definidos,
procedimentos formais e dirigidos para a solução de problemas de avaliação de
alternativas de cursos de ação.” Assim, as perguntas elaboradas, nos levaram ao
objetivo de caracterizar freqüência, valor de gasto, renda e acesso. O
instrumento de coleta de dados foi construído em gráfica, especialmente para
esta pesquisa. O questionário composto de perguntas estruturadas foram listadas
e numeradas.
OBSERVAÇÃO
a
TARGET tem condições e tecnologia para desenvolver pesquisas instantâneas, em
horas, dias. Utilizamos técnicas por celular, com coletor de dados, tudo
integrado a nossa base de processamento, 24 horas por dia, servido por software
especialmente desenvolvido. Em horas podemos identificar um problema, resolver
um gargalo ou construir uma nova visão sobre um fato, um projeto ou fenômeno.
Da mesma forma podemos criar promoções, vender produtos ou comunicar fato
relevante, via celular ou internet a uma base de potenciais clientes, fornecedores
ou publico em geral.
Voltando a pesquisa atual, a definição
da amostra foi aleatória, procurando se acoplar a um movimento estimado do
empreendimento. Foram ouvidas 645 pessoas, projetando um publico mês de 15 mil
passantes. Nosso foco é obter informações consistentes sobre a estrutura e
funcionamento do Unique Shopping.
ABORDAGEM
E APLICAÇÃO
Elaborados
apartir da primeira etapa da pesquisa, os gráficos permitem visualizar com a resposta consolidada dos questionamentos a
população:
1ª - Quando você vem ao shopping seu objetivo é
Comprar
|
Visitar lojas
|
lazer
|
Praça alimentação
|
|
54,5
|
19,8
|
17,2
|
8,49
|
100
|
A maioria das pessoas que acessam as dependências do
Unique tem como objetivo realizar compras. O contingente que é atraído pelas
opções de lazer e alimentação, são consumidores
e concorrem para fazer do shopping
aquele espaço onde realizam parte de suas atividades antes publica:
diversão. O ato de visitar lojas é também uma opção de lazer. Também, haviam pessoas utilizando notebooks,
fazendo trabalhos na praça de alimentação.
2ª - No
geral, em relação às lojas de rua de Parauapebas, os preços do shopping são:
Bons
|
Baratos
|
Caros
|
|
48,3
|
23,8
|
27,9
|
100
|
Bons é um atributo de concordância, ou seja, aceitáveis.
Somando a barato, cerca de 70% dos entrevistados concordam que os preços
praticados no Unique estão dentro de suas expectativas em relação aos preços de Parauapebas.
3ª – Você mora em
Parauapebas
|
Canaã
|
Eldorado
|
Curionópolis
|
Marabá
|
Outros
|
|
79,7
|
5,88
|
2,66
|
3,8
|
1,66
|
6,6
|
100
|
A maioria absoluta dos entrevistados são residentes
em Parauapebas. Esta constatação reforma a idéia de shopping local. Para atrair
o publico regional será necessário investimentos de foco específico. Marabá é
caso a parte e preciso ser melhor analisado. Mas com a construção do Unique Marabá
acreditamos que esta percepção retire esta localidade da área de influencia do
Unique Parauapebas. Conseqüentemente, devido a região estar interligada e
pertencerem a um cluster econômico, a unidade Marabá será concorrente direta e
potenciais conflitos de interesses estarão no radar dos estabelecimentos, no
tocante a disputa de publico regional.
A atração do público de Canaã,
Eldorado e Curionopolis não se dará de forma natural. Talvez seja necessário elaborar e implementar
planejamento específico para estas praças.
4ª – Em suas compras, pretende gastar quanto?
R$50,00 ou menos
|
De R$51,00 a R$100,00
|
De R$101 a R$150,00
|
De R$151,00 a R$200,00
|
|
11
|
17,3
|
21,1
|
50,48
|
100
|
Percebe-se de 50% dos entrevistados gastam de
R$151,00 a R$200,00 nas suas compras no Unique. É um valor acima da media
nacional. Se juntar aos 21% , teremos uma grande maioria que gasta entre
R$100,00 e R$200,00 em media a cada compra no shopping.
5ª – Qual é sua renda media mensal?
Até R$545,00
|
De R$546,00 a R$1.000,00
|
De R$1.001,00 a R$1.500,00
|
De R$1.501,00 a R$2.000,00
|
De R$2001,00 a R$2.800,00
|
Acima de R$2.800,00
|
10,5
|
21,2
|
13,2
|
9,92
|
13,0
|
32,00
|
Neste quesito encontramos uma população
com renda media acima de 5 SM. Um
publico pequeno, dada a distribuição de renda pesquisada, com significativo
poder de compra. Cabe ressaltar, em
vista da renda percebida e do valor médio da compra, pensar a importância dos
meios de parcelamento e pagamento facilitados.
5ª – Sua locomoção é:
Veiculo Próprio
|
Transporte Público
|
60
|
40
|
Esta questão deixa em aberto a importância e
influencia do Unique no processo de locomoção de parcela significativa de seus
clientes às suas dependências. Acreditamos que negociações devam ser
impulsionadas para melhoria deste transporte, alem de ações afirmativas por
parte do Unique em melhorar e promover a locomoção publica. A sinalização do
estacionamento é um problema levantado pelos entrevistados, mas acreditamos que
o transporte publico deva ser melhor analisado.
Talvez o transporte até o Unique deva integrar a
estratégia comercial do mesmo, de forma criativa e inovadora.
PERFIL DO USUÁRIO CLIENTE
Em linhas gerais e marcadamente pelo limite superior, o
cliente do Unique Shopping Parauapebas, é descrito e apresentado como o cliente que vai ao shopping para comprar
(54,5), considera os preços bons (48,3), mora em Parauapebas (79,2), gasta de
151,00 a 200,00 (50,48), tem renda mensal acima de R$2.800,00 (32) e vai em
veiculo próprio (60,0).
Interessante
podermos analisar noutra ocasião detalhadamente o perfil destes clientes do
Unique. Preços, produtos, atividades e outros poderiam ser criados e
implantados sob medida para atender, atrair e manter fiel cada nicho especifico
de pessoas e produtos Unique. atividades e produtos específicos podem atrair
publico para áreas inativas, setores sem ou com muito pouco transito e aumentar/valorizar
as vendas.
Portanto
tempos um grupo privilegiado de compradores, com um perfil e renda muito acima da média nacional segundo
ABASCE. O que este cliente quer do Unique e como ele percebe este centro de
compras?
ANALISE
QUALITATIVA
INQUERITO
DIRETO E AVALIATIVO DAS FUNÇÕES E PROPOSITOS DO UNIQUE SHOPPING PARAUAPEBAS
Quando
perguntado diretamente, o que acha de positivo, de forma geral, no Unique
Shopping, este cliente respondeu:
Ambiente
|
119
|
18,8
|
Atendimento
|
175
|
27,6
|
Lojas
|
90
|
14,2
|
estrutura
|
250
|
39,4
|
Nesta etapa agrupamos, dentre as centenas de
palavras, aquelas que são sinônimos, que são semelhantes ou que remetem a mesma
idéia, produto, ação, aparência. O gráfico abaixo nos demonstra claramente
quais são os signos positivos em relação ao Unique Shopping. Houve uma ampla
utilização de sentidos, mas nos revelam o sentimento e significância do Unique
para seu publico, ainda em formação. Vale ressaltar que este publico local é o
publico que viaja e que, portanto, conhece shopping Center e seu relacionamento
com clientela.
O ambiente do Shopping Unique é aprovado e tido como
característica positiva por 18,8% dos entrevistados. O quesito de maior
destaque foi o espaço amplo onde estão inseridos as lojas e tudo o que é o
Unique. Outros adjetivos foram citados e compõem em si, o conjunto de termos
que identificamos de ambiente. Merecem
destaque pela freqüência, o ambiente, bom, espaço, e termos como opção.
Em números relativos, a clientela destaca a
estrutura do mail. Estrutura pesquisada são as condições básicas e infra
apresentadas pela sede física do empreendimento, conforme relação anexa.
Espaço, distancia, segurança, cinemas, estacionamento, tudo, são citadas com maior
freqüência.
O atendimento, as relações interpessoais entre
colaboradores e terceiros, passando pelo ambiente, destacam pela freqüência
variedades, atendimento, opções, preços, qualidade. Há reclamações quanto ao
atendimento e elação direta, vendedor versus cliente. Finalmente as lojas. Comentadas genericamente, citações
freqüentes são as lojas em si, novas lojas, abrir mais lojas, sorveteria e correlatos.
O problema aqui apresentado são as lojas, sua estrutura física, quantidade e
outros itens relacionados a lojas.
Cabe ressaltar e solicitar o acompanhamento do
detalhamento dos signos citados e sua freqüência positiva nas paginas
seguintes, mais detalhado.
·
Todas as páginas não numeradas são anexas.
Como percepção opositiva, perguntamos o
contrário, com o fito de perceber atos,
fatos, ações ou detalhes que afastam o consumidor, e que precisam ser
imediatamente, sob planejamento, serem modificadas. Vê-se abaixo:
Ambiente
|
32
|
9,2
|
Atendimento
|
99
|
28,4
|
Lojas
|
69
|
19,8
|
Estrutura
|
148
|
42,5
|
As respostas que permeiam a visão dos possíveis
problemas do Unique shopping apontam
para questões estruturais, que exigem um
maior grau de esforço para sua solução: questões tais como localização
(distancia), preços, pouca quantidade de lojas, praça alimentação,e sinalização
e outros. Agora, 9,2% dos entrevistas reprovam o ambiente, conforme já descrito
anteriormente; 28,4% apontam o
atendimento como ponto negativo do shopping, citando signos como preços, funcionários,
mercadorias, demora no pagamento parcelado, atendimento. Atendimento é o
quesito com maior freqüência de reclamação, 55,6%, quando analisado
isoladamente (ver anexo na seqüência). Ainda,
19,8% rejeitam as lojas reclamando a falta delas e solicitando a instalação de
outras e finalmente, 42,5% se ressentem em relação a infraestrutura do mail,
apontando problemas como espaço, estacionamento, estrutura, distancia,
banheiros, higiene, veículos, segurança, limpeza, alimentação.
Interessante ressaltar que nesta etapa da pesquisa,
ao responder esta indagação, 28,8% dos
pesquisados responderam nada, não, tudo ótimo e tudo bom, portanto invertendo em
parte, a negatividade, e em alguns pontos, neutralizando.
De fato, geralmente quando tentamos quantificar
opiniões, estas distorções acontecem. As manifestações destoantes nesta altura
das entrevistas, retratam um certo
antagonismo dos entrevistados em relação ao shopping. Muitos percebem os
esforços para implantação e se dispõe a esperar para aplaudir. A quantidade
de opiniões para melhorias justificam.
Quando perguntamos sobre sugestões que o cliente
daria para melhorar o atendimento do Unique Shopping,
Ambiente
|
Atendimento
|
Lojas
|
Estrutura
|
3,5%
|
22,6%
|
41,8%
|
32,1%
|
Estes foram os percentuais de participação, já
agrupados conforme determinado na introdução deste trabalho. Com participação
de 597 pessoas, todas tinham uma visão, uma opinião de como melhorar os
serviços e produtos do mail.
Veja o gráfico na pagina seguinte:
O primeiro e maior grupo de sugestões foram para as
lojas: absoluta freqüência para mais lojas, depois ampliação, alimentação,
abrir mais lojas, mais caixas. O segundo grupo de sugestões de melhorias foram
enviadas para a estrutura, o maior
problema do Unique Shopping. Signos como segurança, transporte, banheiros,
acesso, sinalização, mais transporte, ampliação, limpeza, tudo, higiene, mais
caixas, etc. é uma extensa lista de sugestões, confirmando que, a estrutura do
empreendimento precisa ser melhorada para atender melhor. O atendimento também
configura-se como um problema a ser enfrentando urgentemente: signos
repetitivos, alertando para providencias imediatas, tais como atendimento,
preços, capacitação, mais confiança, mais caixas e outros. O ambiente geral do
shopping teve poucas sugestões, talvez pela significância do mesmo sobre as
demandas de melhoria apresentadas.
Observar a pagina seguinte de todas as freqüências
de sugestões apresentadas pelos clientes, paginas não numeradas.
Em contínuo, perguntamos aos clientes, que tipo de
loja gostariam de ver instalada nas dependências do Shopping Unique:
Nota-se que, as lojas selecionadas, são percebidas
como típicas empresas de shopping, mas populares que, por si, agregam valor e
profissionalismo aos locais onde estão instaladas. E são lojas que atraem
público e não podem faltar, apesar de possuírem sua própria política e
estratégia de expansão e penetração em novos mercados.
Merece destaque a preferência do publico para as
lojas C&A (30,3%) de preferência, seguida das Casas Bahia (23,6%),
Riachuelo (9,4%), Macdonalds/Habibs(3,9%), Supermercado (3,1%). Leolar (2,4%),
lojas de Músicas, Esportes/Informática (6,1%) e outras lojas (11,8%). Esta a
mao os elementos para mudança.
Se a opção for por outras lojas, deve-se fazer
maciço investimento em imagem e divulgação.
Por favor, nas paginas seguintes, apreciar toda a
demanda por marcas e lojas.
Encerrando nossa enquete, solicitamos aos
entrevistados o numero do celular e do e-mail, para enviar promoções e
mensagens de lojas e do Unique. Durante todos os dias e toda a pesquisa de opinião,
em media 645 pessoas responderam. Desta amostra,
Telefone para contato – 415 sim, 18 não
e-mail para contato – 70 sim, 363 não
CONCLUSAO DA CONSULTORIA
Quando iniciamos este estudo, tínhamos noção dos
problemas enfrentados pelo mail. Conforme afirmamos, estamos neste mercado há
20 anos e o conhecemos profundamente. Sabemos que as premissas de
desenvolvimento local são consistentes, mas falta infraestrutura, o que onera
os custos de instalação e manutenção de qualquer atividade, seja comercial,
seja de serviços, seja industrial. Entendemos que a grande maioria das empresas
e investidores que se estabelecem aqui, se fundamenta em dados inconsistentes, obtidos
por empresas que vêem, coletam dados e retornam às suas sedes. Todo agrupamento
humano tem suas regras, suas relações específicas e aqui não é diferente. A WTorre perdeu recursos e credibilidade
aqui, ao não cumprir prazos, manter um produto inadequado ao clima e região,
repassar a obra a outra empresa, vender a um preço elevado imóveis inferiores
aos possíveis na região. Acreditamos que o mesmo aconteceu com o Unique. Não
sabemos se os estudos de engenharia e complementares foram consistentes. Não
tivemos acesso a analise de competidores, aos estudos de viabilidade técnica e
econômica. Não conhecemos o que a Wtorre, com toda sua história de vida
disponibilizou para a construção da sede física do shopping. Quem executou os
estudos de viabilidade, de competidores, de implantação.
Acreditamos que tudo possa ser resolvido com
determinação, senso de oportunidade e fé.
A Urbia e Wtorre acredito, precisam estender mais oportunidade a
empresas locais, que tem competência para ajudar a resolver pontualmente os
problemas apresentados. Colocamos-nos a disposição, nas diversas frentes que
atuamos, a participar de uma parceria vitoriosa.
EXCLUSIVA CONSULTORIA
TARGET PESQUISAS E MARKETING.
PARAUAPEBAS/PA, 16 DEZ 2011
Agradecimentos e citações
Sr. Telmo (apoio e determinação)
Sr. Gilberlan (supervisor da coleta)
Sr. Junior (que acreditou)
Os pesquisadores
“...Ora
direis, ouvir estrelas”
OLAVO
BILAC
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