segunda-feira, 18 de maio de 2020

Pesquisas, planejamento, estratégias e resultados, Faça seu orçamento


ACERCA DA PESQUISA

ELEITORAL PARAUAPEBAS

Publicada no site Zedudu, a pesquisa trouxe dúvidas e suscitou áspero bate-boca entre o proprietário do site e do polemista Felipe Tommy. Dei razão inicialmente ao segundo, porque realmente a referida publicação não cumpre a legislação ao pé da letra e os dados de qualquer pesquisa podem sim, serem manipulados.



Salientamos que o REGISTRO NO TRE não garante a qualidade e a exatidão da pesquisa eleitoral e a punição por publicações falsas dependem da Iniciativa legal da parte que se julgar prejudicada.

ALERTAMOS o TSE que ao buscar para si o registro, na verdade legitima falsa informação e sob sua chancela, comete o maior dos crimes eleitorais, permitindo se enganar as massas quanto a popularidade e potencial de vitória de candidatos que na verdade não tem chances reais da mesma.

Nossa empresa além de estar há quase 30 anos  fazendo pesquisas em Parauapebas, testa a veracidade das mesmas de FORMA INDIRETA, analisando apenas as contradições estatísticas apresentadas sem base em dados reais e AUDITAMOS  qualquer pesquisa, desde que tenhamos acesso aos dados brutos: aqueles que são necessários para registro no TRE-PA, conforme  Resolução nº 23.600/2019

Ao analisar a pesquisa DESTAK, veiculado no site zedudu, replicamos o acesso ao site do TRE e encontramos esse retorno dias 18 e 19:



O fato foi explicado pelo proprietário do site, que a mesma foi registrada para coleta no início do mês sendo realizada nessa data e que não há nenhum problema nisso. Que não é um indicativo de que o resultado foi registrado antes da pesquisa como cobrou explicações Felipe Tommy no seu vídeo.

SEM entrar em questionamentos, todos precisam entender a citada resolução e a seriedade em não espalhar pesquisas que não espelham juridicamente um fato. Não foram respeitados os apontamento da resolução ao não publicar o nome da empresa que fez a pesquisa com seu CNPJ e o nome de quem contratou a mesma. A publicação fora da data implica em erros de busca, não saudáveis numa eleição polarizada como as eleições em Parauapebas.

Isso é grave e abre as portas para toda sorte de mentiras que estão se tornando comuns nas eleições brasileiras. Devemos combater para se manter o jogo apenas na bola. 

A pesquisa favorece descaradamente a situação, expondo um resultado cuja margem de erro – espetaculares 3,5% para mais ou para menos apenas aumentam as dúvidas sobre sua qualidade. Essa margem de erro coloca comodamente os principais oponentes num empate técnico que aparentemente favorece Valmir que está sem o controle do caixa público da máquina de poder.

É fato em nossos estudos que Darci perde para Valmir em todas as localidades da planta urbana, numa distância segura e quase intransponível dado o tempo para as eleições 2020.  Isto até hoje, questionados por esse resultado. Fazemos pesquisas há trinta anos em Parauapebas e nunca, a essa distância do pleito, a ponta deu esse resultado, empate técnico, apesar de que tudo pode acontecer.


Mas torna-se estranhamente coincidente justo nesse momento aparecer uma pesquisa revelando os dois num empate técnico que pode zerar tudo e daqui pra frente ser possível surgir mais e mais “pesquisas” garantindo a dianteira da situação.

Não se trata de defender alguém ou grupo, trata-se de defender a boa técnica e a boa luta.

Não queremos ver esses eleições inundadas de dados falsos, criando um clima de incerteza além das incertezas estatísticas.

Na campanha anterior, oferecemos aos advogados análises técnicas que detectavam desvios e pedia dados para auditar as pesquisas. A nosso ver, faltou conhecimento e oportunidade a esses advogados a importância para se proceder assim, buscando junto ao órgão regulador os dados brutos para se revisar e assim inibir práticas “particulares” e expertas demais”.

Os demais candidatos foram fortemente afetados também, especialmente Joelma Leite, cujo capital político atual é extremamente considerável para ter tão miúda participação no resultado se bem que não se lançou ainda candidata. Mas é uma forte personalidade nesse jogo.

Vimos candidatos claramente inflados e que destoam do padrão eleitoral de Parauapebas. Há padrão e há série histórica nessas eleições municipais.

Há um alinhamento histórico de resultados quando se cruza a psicologia social a sociologia e a estatística.

As contradições gritantes é a tremenda rejeição de governo e ação e a alta intenção de voto. E não vieram explicações a respeito.


Encerramos salientando que a disputa será acirrada e dentro dos padrões históricos de Parauapebas. Candidaturas de última hora e sem história nem deveriam ser lançadas se o objetivo é disputar uma eleição realmente. Já temos o vencedor do pleito de outubro 2020. E não será um “novato”, “uma nova liderança” ou algo mais moderno.

 somos uma empresa local, com 25 anos de pesquisas e dados sobre nossa cidade e suas eleições. Avaliamos candidatos, estratégias, resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário