quarta-feira, 18 de junho de 2014

ESTUDO DE ESTRUTURA E MERCADO - O PUBLICO NO UNIQUE SHOPPING

UNIQUE SHOPPING PARAUAPEBAS – PERFIL
Nov/dez 2011




HISTÓRICO
Nosso interesse pelo Unique Shopping surgiu desde os estudos da Diagonal Urbana, projetando uma população com mais de 300 mil habitantes em Parauapebas e região para 2013.
Ora, nossos estudos mostravam exatamente o contrario. Uma pequena queda no crescimento do fluxo populacional, devido as grandes obras do governo federal, dentro dos programas do PAC, incluindo a construção da Refinaria da Petrobras em Bacabeiras e da Usina de Belo Monte.  Alem disso, a própria VALE, ao inaugurar minas em todo o em torno de Parauapebas, contribuiria com esta pequena redução, espalhando dos trabalhadores e seus familiares por Curionopolis, Canaã dos Carajás e adjacências.
Não perdemos de vista que, dada a  apresentação do Residencial Viver Bem Parauapebas, certamente os proprietários do Unique Shopping  seriam os mesmos proprietários do residencial Wtorre, e sofreriam com os mesmos problemas estruturais da região e teriam que trabalhar mais para evitar as perdas e erros, que acontecem, independente do tamanho e capacidade da empresa.
Sabemos que Parauapebas levará dezenas de anos para chegar a 500 mil habitantes, há um grave erro no calculo do viés populacional nestes estudos. Segundo dados projetados do IBGE, hoje a população de Parauapebas chega a 160 mil pessoas, por cima.
As razões que estão trazendo os centros de compras para o interior do pais, não são apenas o crescimento populacional mas a percepção econômica de eu o Brasil não é apenas a região sudeste. A espetacular expansão econômica nacional dos últimos anos colocou recursos a disposição. A ordem é: vamos explorar o interior, grávido de riquezas e possibilidades de multiplicação. Primeiro os grupos  do setor primário, depois os demais setores, como estamos assistindo agora, grandes investimentos, acontecendo por todo o pais. MAS PARAUAPEBAS e seu em torno vive há anos um quase eterno boom da mineração, que não traz empregos duradouros, para dezenas de anos. Na implantação, consome-se muita mão de obra, e na fase de consolidação e produção, grande parte desta mao de obra vai-se, a procura de novos postos de trabalho. Assistimos aqui uma continua expansão e redobrados investimentos em implantações em toda a região, daí mantermos este crescimento constante. O primeiro cuidado que os demais setores da economia devem tomar ao acompanhar os grandes projetos, são as condições locais para suportar seus investimentos – a infraestrutura local.

É o que esta acontecendo com o Unique Shopping, pelo que percebemos. Uma construção bonita, com excelente aparência. Mas a falta de estrutura gritante de Parauapebas passa a afetar e afeta o pleno funcionamento do centro de compras (Durantes nossa visita no shopping faltou energia elétrica por uns 8 minutos, e conversei com outras pessoas que estavam ali. As mesmas comentaram que nunca viram falta de energia em shopping). A falta de sinal de internet, inclusive para as máquinas eletrônicas de cartão que precisam de internet é uma decepção para quem esta acostumado a freqüentar shopping centers  noutras praças e querem comprar.  A educação básica dos  atendentes, vendedores, bombeiros e seguranças, que atrapalham o relacionamento com os clientes, apesar de


todo o treinamento e seletividade que acreditamos foi realizado na contratação. Como solução para este problema, acredito em mais investimento dos proprietários.  Mas  há um limite: novos investimentos elevam os custos, que elevem os preços e podem afastar novos clientes.
As lojas do shopping não possuem crediário próprio, trabalham exclusivamente com cartões de credito, ou seja, dependem de credito de terceiros e suas analises minuciosas de renda. Com o crescente endividamento da população, torna-se difícil vender nesta cidade sem crediário próprio.


PARAUAPEBAS E UNIQUE SHOPPING
Assim, nos estabelecemos por quatro dias nas dependências do shopping, conversando com pessoas, lojistas, seguranças e clientes, sobretudo e particularmente os clientes do shopping. Os problemas levantados são passiveis de solução, claro. Somando nossas observações com dados e fatos obtidos na pesquisa, adquirimos  uma nova visão diferenciada do empreendimento.  Sabemos que o Unique tem um projeto, tem um plano e esta no seu rumo. Uma ou outra premissa pode ter sido falha mas, com valores e movimentação tão grandes, falhas acontecem. O fato é que este shopping é um gigante para Parauapebas. Com área total construída de   21200 m2,  e oferta de área bruta locavel de 14500 m2 é um investimento especial. Possui quatro lojas âncoras (Lojas Americanas, Marisa, Avenida e Visão) e estacionamento para 720 veículos.

Em estudos anteriores para outras empresas que visavam construir shoppings aqui, recomendamos empreendimento bem menores e em pontos estratégicos, na área urbana. Chegamos a recomendar a instalação de um shopping popular na região do complexo Altamira, que é urbano e tem uma população que usa a região como dormitório e com relativo poder de compra.

Acontece que o crescimento de Parauapebas não se traduz em aumento de renda da população. Ocorre  aqui aumento da população com renda. Vivemos numa localidade em que os preços são altos e a massa salarial deixa muito a desejar. Mas o detalhe a ser estudado é o crescente endividamento da população com a aquisição e construção de sua casa própria, nas dezenas de loteamentos novos, que tomaram conta da cidade. Acrescente-se nisso tudo a rotatividade e as viagens para o Maranhão, de parcela significativa da população com renda até R$1.500,00. Temos ainda outro agravante, uma tênue redução do interesse por Parauapebas, com novas praças de trabalho, igualmente atrativas, como Bacabeiras, Belo Monte e as obras do PAC no norte-nordeste.

Para os proprietários é importante compreender que o empreendimento vai sofrer com a falta de infraestrutura de Parauapebas: esgoto sanitário, água tratada, energia elétrica precária, mao de obra despreparada  e internet inexistente. Acreditamos que o Unique deva se estruturar e buscar essas soluções como proprietárias, para que, o público local, acostumado a viajar e a freqüentar shopping centers nas capitais, reconheça o Unique como um centro de compras real. Poderia ser bem menor e lucrar mais. Como consultoria, questionamos a maioria das premissas apresentadas pelas consultorias, que ajudaram a formatar a realidade atual do Unique Shopping Parauapebas.

Segundo a URBIA, o Unique é um shopping regional. Há lojas ancoras tradicionais ou hipermercados, opções de lazer e atratividade das cidades da região, principalmente por causa de sua localização, próximo as principais vias de acesso. A mesma empresa, esta construindo outro centro de com



pras a  apenas 160 km deste em Marabá. Quais são os planos reais para esta unidade de Parauapebas?

Portanto, acreditamos no sucesso do Unique e queremos ser parceiros. Oferecemos proposta para as lojas e  direção, para implementar um marketing alternativo, moderno e ágil, que ira aumentar o trânsito de pessoas e de vendas utilizando tecnologia já presente nas mãos de todos os usuários. Sintomático que, das quase 600 pessoas que responderam nossa enquete, 80% delas cederam numero de telefone ou e-mail para efetivar uma rede de comunicação de alta performance entre o Unique Shopping e seus clientes.


JUSTIFICATIVA
Mas um estudo cujo objetivo fosse caracterizar as relações do Unique com seus clientes tornaram necessárias porque o shopping foi inaugurado incompleto. Os investimentos de implantação continuam e entendemos que o mercado local não permita um retorno  no curto ou médio prazo. A necessidade urgente de um grande supermercado ou hipermercado na região é uma oportunidade para a Wtorre, assim como uma clinica particular, uma central de consultórios e outros serviços que atraiam a população dos convênios ou mesmo parte da elite econômica de shopping. Tudo precisa ser feito. O tempo corre, encarecendo os capitais empregados que precisam dar o retorno aos seus investidores. O que fará o Unique Shopping diante dos desafios que se apresentam?

DESENVOLVIMENTO
Visando atingir os objetivos do presente estudo, obter dados de estrutura e funcionamento, dividimos  os trabalhos em duas etapas, corriqueiras em pesquisas de opinião: a coleta dos dados, que aconteceram das 15 as 20 hrs de sexta (25), sábado (26), domingo(27) e segunda (28), de novembro, comandados por cinco entrevistadores, um supervisor e a tabulação e análise dos mesmos.

FORMATO
A escolha dos entrevistados, ocasional e probabilística, foi realizada sem orientação, por todos os entrevistadores.  Foram submetidos a um questionário com 12 questões, entre quantitativas, qualitativas e informativas.  Citando Motta (2002, p. 7), para justificar o processo, ...“a pesquisa qualitativa serve como primeiro passo para o estudo de um fenômeno de satisfação sobre o qual ainda não se tem idéias bem definidas ou sobre a qual falta orientação quanto ao próprio rumo do esforço de mensuração que se pretende desenvolver.”  “...é uma pesquisa exploratória, inquisitiva e com possibilidade de resultados contraditórios”.  Das diversas possibilidades de se obter estes dados, direcionamos tudo para a fonte primaria, o que tínhamos em mãos, clientes nos corredores do shopping.
As entrevistas foram realizadas simultaneamente, em momentos de acesso as dependências, lojas e locais variados do Unique Shopping Parauapebas.

MÉTODO
Realizadas as entrevistas, procedeu-se à analise dos resultados, de forma a compor o relatório final. Rossi e Slongo (1998) sustentam que, “independentemente da técnica ou dos recursos empregados para analisar os dados da pesquisa qualitativa, é indispensável que o pesquisador não perca de vista o seu propósito central: geração dos indicadores de satisfação”.



Assim, a análise dos dados obtidos nas entrevistas foi realizada por meio de análise de conteúdo. O objetivo era identificar e agrupar temas, idéias, comentários ou citações, visando uma associação de signos ou palavras, para se proceder a uma seqüenciação ou freqüência de palavras em temas rotulados e certificados pelo uso ou senso comum.  Dessa forma,  demonstramos em quatro blocos distintos, os atributos em que referimos ao produto Unique Shopping Parauapebas. Mas, ao buscar este resumo de signos, deparamos com dificuldades. Ao perguntar o que achavam de negativo no
Unique, cerca de um terço dos entrevistados responderam “nada”, “tudo”, revertendo a origem da indagação e acrescentando valor ao ‘positivo’.

A porção qualitativa do formulário, não apresentou dificuldades na sua leitura. Aproveitando o ensejo para citar Mattar (1996, p. 23) que, as pesquisas quantitativas  “... são caracterizadas por possuírem objetivos bem definidos, procedimentos formais e dirigidos para a solução de problemas de avaliação de alternativas de cursos de ação.” Assim, as perguntas elaboradas, nos levaram ao objetivo de caracterizar freqüência, valor de gasto, renda e acesso. O instrumento de coleta de dados foi construído em gráfica, especialmente para esta pesquisa. O questionário composto de perguntas estruturadas foram listadas e numeradas.


OBSERVAÇÃO
a TARGET tem condições e tecnologia para desenvolver pesquisas instantâneas, em horas, dias. Utilizamos técnicas por celular, com coletor de dados, tudo integrado a nossa base de processamento, 24 horas por dia, servido por software especialmente desenvolvido. Em horas podemos identificar um problema, resolver um gargalo ou construir uma nova visão sobre um fato, um projeto ou fenômeno. Da mesma forma podemos criar promoções, vender produtos ou comunicar fato relevante, via celular ou internet a uma base de potenciais clientes, fornecedores ou publico em geral.


Voltando a pesquisa atual, a definição da amostra foi aleatória, procurando se acoplar a um movimento estimado do empreendimento. Foram ouvidas 645 pessoas, projetando um publico mês de 15 mil passantes. Nosso foco é obter informações consistentes sobre a estrutura e funcionamento do Unique Shopping.

ABORDAGEM E APLICAÇÃO
Elaborados apartir da primeira etapa da pesquisa, os gráficos permitem visualizar com  a resposta consolidada dos questionamentos a população:




1ª - Quando você vem ao shopping seu objetivo é

Comprar
Visitar lojas
lazer
Praça alimentação

54,5
19,8
17,2
8,49
100



A maioria das pessoas que acessam as dependências do Unique tem como objetivo realizar compras. O contingente que é atraído pelas opções de lazer e alimentação, são consumidores  e concorrem para fazer do shopping  aquele espaço onde realizam parte de suas atividades antes publica: diversão. O ato de visitar lojas é também uma opção de lazer.  Também, haviam pessoas utilizando notebooks, fazendo trabalhos na praça de alimentação.


2ª  - No geral, em relação às lojas de rua de Parauapebas, os preços do shopping são:

Bons
Baratos
Caros

48,3
23,8
27,9
100



Bons é um atributo de concordância, ou seja, aceitáveis. Somando a barato, cerca de 70% dos entrevistados concordam que os preços praticados no Unique estão dentro de suas expectativas  em relação aos preços de Parauapebas.

3ª – Você mora em

Parauapebas
Canaã
Eldorado
Curionópolis
Marabá
Outros

79,7
5,88
2,66
3,8
1,66
6,6
100


A maioria absoluta dos entrevistados são residentes em Parauapebas. Esta constatação reforma a idéia de shopping local. Para atrair o publico regional será necessário investimentos de foco específico. Marabá é caso a parte e preciso ser melhor analisado. Mas com a construção do Unique Marabá acreditamos que esta percepção retire esta localidade da área de influencia do Unique Parauapebas. Conseqüentemente, devido a região estar interligada e pertencerem a um cluster econômico, a unidade Marabá será concorrente direta e potenciais conflitos de interesses estarão no radar dos estabelecimentos, no tocante a disputa de publico regional.

A atração do público de Canaã, Eldorado e  Curionopolis  não se dará de forma natural.  Talvez seja necessário elaborar e implementar planejamento específico para estas praças.

4ª – Em suas compras, pretende gastar quanto?

R$50,00 ou menos
De R$51,00 a R$100,00
De R$101 a R$150,00
De R$151,00 a R$200,00

11
17,3
21,1
50,48
100



Percebe-se de 50% dos entrevistados gastam de R$151,00 a R$200,00 nas suas compras no Unique. É um valor acima da media nacional. Se juntar aos 21% , teremos uma grande maioria que gasta entre R$100,00 e R$200,00 em media a cada compra no shopping.

5ª – Qual é sua renda media mensal?

Até R$545,00
De R$546,00 a R$1.000,00
De R$1.001,00 a R$1.500,00
De R$1.501,00  a R$2.000,00
De R$2001,00 a R$2.800,00
Acima de R$2.800,00
10,5
21,2
13,2
9,92
13,0
32,00


Neste quesito encontramos uma população com renda media acima de 5 SM.  Um publico pequeno, dada a distribuição de renda pesquisada, com significativo poder de compra.  Cabe ressaltar, em vista da renda percebida e do valor médio da compra, pensar a importância dos meios de parcelamento e pagamento facilitados.

5ª – Sua locomoção é:

Veiculo Próprio
Transporte Público
60
40


Esta questão deixa em aberto a importância e influencia do Unique no processo de locomoção de parcela significativa de seus clientes às suas dependências. Acreditamos que negociações devam ser impulsionadas para melhoria deste transporte, alem de ações afirmativas por parte do Unique em melhorar e promover a locomoção publica. A sinalização do estacionamento é um problema levantado pelos entrevistados, mas acreditamos que o transporte publico deva ser melhor analisado.

Talvez o transporte até o Unique deva integrar a estratégia comercial do mesmo, de forma criativa e inovadora.

PERFIL DO  USUÁRIO CLIENTE
Em linhas  gerais e marcadamente pelo limite superior, o cliente do Unique Shopping Parauapebas, é descrito e apresentado como  o cliente que vai ao shopping para comprar (54,5), considera os preços bons (48,3), mora em Parauapebas (79,2), gasta de 151,00 a 200,00 (50,48), tem renda mensal acima de R$2.800,00 (32) e vai em veiculo próprio (60,0).

Interessante podermos analisar noutra ocasião detalhadamente o perfil destes clientes do Unique. Preços, produtos, atividades e outros poderiam ser criados e implantados sob medida para atender, atrair e manter fiel cada nicho especifico de pessoas e produtos Unique. atividades e produtos específicos podem atrair publico para áreas inativas, setores sem ou com muito pouco transito e aumentar/valorizar as vendas.

Portanto tempos um grupo privilegiado de compradores, com um perfil  e renda muito acima da média nacional segundo ABASCE. O que este cliente quer do Unique e como ele percebe este centro de compras?

ANALISE QUALITATIVA
INQUERITO DIRETO E AVALIATIVO DAS FUNÇÕES E PROPOSITOS DO UNIQUE SHOPPING PARAUAPEBAS

Quando perguntado diretamente, o que acha de positivo, de forma geral, no Unique Shopping, este cliente respondeu:


Ambiente
119
18,8
Atendimento
175
27,6
Lojas
90
14,2
estrutura
250
39,4







Nesta etapa agrupamos, dentre as centenas de palavras, aquelas que são sinônimos, que são semelhantes ou que remetem a mesma idéia, produto, ação, aparência. O gráfico abaixo nos demonstra claramente quais são os signos positivos em relação ao Unique Shopping. Houve uma ampla utilização de sentidos, mas nos revelam o sentimento e significância do Unique para seu publico, ainda em formação. Vale ressaltar que este publico local é o publico que viaja e que, portanto, conhece shopping Center e seu relacionamento com clientela.

O ambiente do Shopping Unique é aprovado e tido como característica positiva por 18,8% dos entrevistados. O quesito de maior destaque foi o espaço amplo onde estão inseridos as lojas e tudo o que é o Unique. Outros adjetivos foram citados e compõem em si, o conjunto de termos que identificamos  de ambiente. Merecem destaque pela freqüência, o ambiente, bom, espaço, e termos como opção.

Em números relativos, a clientela destaca a estrutura do mail. Estrutura pesquisada são as condições básicas e infra apresentadas pela sede física do empreendimento, conforme relação anexa. Espaço, distancia, segurança, cinemas, estacionamento, tudo, são citadas com maior freqüência.

O atendimento, as relações interpessoais entre colaboradores e terceiros, passando pelo ambiente, destacam pela freqüência variedades, atendimento, opções, preços, qualidade. Há reclamações quanto ao atendimento e elação direta, vendedor versus cliente. Finalmente as  lojas. Comentadas genericamente, citações freqüentes são as lojas em si, novas lojas, abrir mais lojas, sorveteria e correlatos. O problema aqui apresentado são as lojas, sua estrutura física, quantidade e outros itens relacionados a lojas.

Cabe ressaltar e solicitar o acompanhamento do detalhamento dos signos citados e sua freqüência positiva nas paginas seguintes, mais detalhado.
·         Todas as páginas não numeradas são anexas.

Como percepção opositiva, perguntamos o contrário,  com o fito de perceber atos, fatos, ações ou detalhes que afastam o consumidor, e que precisam ser imediatamente, sob planejamento, serem modificadas. Vê-se abaixo:


Ambiente
32
9,2
Atendimento
99
28,4
Lojas
69
19,8
Estrutura
148
42,5


As respostas que permeiam a visão dos possíveis problemas do Unique shopping  apontam para  questões estruturais, que exigem um maior grau de esforço para sua solução: questões tais como localização (distancia), preços, pouca quantidade de lojas, praça alimentação,e sinalização e outros. Agora, 9,2% dos entrevistas reprovam o ambiente, conforme já descrito anteriormente; 28,4%  apontam o atendimento como ponto negativo do shopping, citando signos como preços, funcionários, mercadorias, demora no pagamento parcelado, atendimento. Atendimento é o quesito com maior freqüência de reclamação, 55,6%, quando analisado isoladamente (ver anexo na seqüência).  Ainda, 19,8% rejeitam as lojas reclamando a falta delas e solicitando a instalação de outras e finalmente, 42,5% se ressentem em relação a infraestrutura do mail, apontando problemas como espaço, estacionamento, estrutura, distancia, banheiros, higiene, veículos, segurança, limpeza, alimentação. 

Interessante ressaltar que nesta etapa da pesquisa, ao responder esta indagação,  28,8% dos pesquisados responderam nada, não, tudo ótimo e tudo bom, portanto invertendo em parte, a negatividade, e em alguns pontos, neutralizando.


De fato, geralmente quando tentamos quantificar opiniões, estas distorções acontecem. As manifestações destoantes nesta altura das entrevistas, retratam  um certo antagonismo dos entrevistados em relação ao shopping. Muitos percebem os esforços para implantação e se dispõe a esperar para aplaudir. A quantidade de  opiniões para melhorias justificam.

Quando perguntamos sobre sugestões que o cliente daria para melhorar o atendimento do Unique Shopping,

Ambiente
Atendimento
Lojas
Estrutura
3,5%
22,6%
41,8%
32,1%

Estes foram os percentuais de participação, já agrupados conforme determinado na introdução deste trabalho. Com participação de 597 pessoas, todas tinham uma visão, uma opinião de como melhorar os serviços e produtos do mail.
Veja o gráfico na pagina seguinte:


O primeiro e maior grupo de sugestões foram para as lojas: absoluta freqüência para mais lojas, depois ampliação, alimentação, abrir mais lojas, mais caixas. O segundo grupo de sugestões de melhorias foram enviadas para a estrutura,  o maior problema do Unique Shopping. Signos como segurança, transporte, banheiros, acesso, sinalização, mais transporte, ampliação, limpeza, tudo, higiene, mais caixas, etc. é uma extensa lista de sugestões, confirmando que, a estrutura do empreendimento precisa ser melhorada para atender melhor. O atendimento também configura-se como um problema a ser enfrentando urgentemente: signos repetitivos, alertando para providencias imediatas, tais como atendimento, preços, capacitação, mais confiança, mais caixas e outros. O ambiente geral do shopping teve poucas sugestões, talvez pela significância do mesmo sobre as demandas de melhoria apresentadas.
Observar a pagina seguinte de todas as freqüências de sugestões apresentadas pelos clientes, paginas não numeradas.

Em contínuo, perguntamos aos clientes, que tipo de loja gostariam de ver instalada nas dependências do Shopping Unique:


Nota-se que, as lojas selecionadas, são percebidas como típicas empresas de shopping, mas populares que, por si, agregam valor e profissionalismo aos locais onde estão instaladas. E são lojas que atraem público e não podem faltar, apesar de possuírem sua própria política e estratégia de expansão e penetração em novos mercados.
Merece destaque a preferência do publico para as lojas C&A (30,3%) de preferência, seguida das Casas Bahia (23,6%), Riachuelo (9,4%), Macdonalds/Habibs(3,9%), Supermercado (3,1%). Leolar (2,4%), lojas de Músicas, Esportes/Informática (6,1%) e outras lojas (11,8%). Esta a mao os elementos para mudança.
Se a opção for por outras lojas, deve-se fazer maciço investimento em imagem e divulgação.
Por favor, nas paginas seguintes, apreciar toda a demanda por marcas e lojas.

Encerrando nossa enquete, solicitamos aos entrevistados o numero do celular e do e-mail, para enviar promoções e mensagens de lojas e do Unique. Durante todos os dias e toda a pesquisa de opinião, em media 645 pessoas responderam. Desta amostra,

Telefone para contato – 415 sim, 18 não
e-mail para contato – 70 sim, 363 não

CONCLUSAO DA CONSULTORIA
Quando iniciamos este estudo, tínhamos noção dos problemas enfrentados pelo mail. Conforme afirmamos, estamos neste mercado há 20 anos e o conhecemos profundamente. Sabemos que as premissas de desenvolvimento local são consistentes, mas falta infraestrutura, o que onera os custos de instalação e manutenção de qualquer atividade, seja comercial, seja de serviços, seja industrial. Entendemos que a grande maioria das empresas e investidores que se estabelecem aqui, se fundamenta em dados inconsistentes, obtidos por empresas que vêem, coletam dados e retornam às suas sedes. Todo agrupamento humano tem suas regras, suas relações específicas e aqui não é diferente.  A WTorre perdeu recursos e credibilidade aqui, ao não cumprir prazos, manter um produto inadequado ao clima e região, repassar a obra a outra empresa, vender a um preço elevado imóveis inferiores aos possíveis na região. Acreditamos que o mesmo aconteceu com o Unique. Não sabemos se os estudos de engenharia e complementares foram consistentes. Não tivemos acesso a analise de competidores, aos estudos de viabilidade técnica e econômica. Não conhecemos o que a Wtorre, com toda sua história de vida disponibilizou para a construção da sede física do shopping. Quem executou os estudos de viabilidade, de competidores, de implantação.
Acreditamos que tudo possa ser resolvido com determinação, senso de oportunidade e fé.  A Urbia e Wtorre acredito, precisam estender mais oportunidade a empresas locais, que tem competência para ajudar a resolver pontualmente os problemas apresentados. Colocamos-nos a disposição, nas diversas frentes que atuamos, a participar de uma parceria vitoriosa.


EXCLUSIVA CONSULTORIA
TARGET PESQUISAS E MARKETING.

PARAUAPEBAS/PA, 16 DEZ 2011






Agradecimentos e citações
Sr. Telmo (apoio e determinação)
Sr. Gilberlan (supervisor da coleta)
Sr. Junior (que acreditou)

Os pesquisadores

















“...Ora direis, ouvir estrelas”
OLAVO BILAC

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